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Quatro vantagens do outsourcing nas empresas

Software engineers working on project and programming in company

O outsourcing é a solução ideal para acrescentar valor às empresas, fazendo com que estas se concentrem no negócio e em explorar novas oportunidades. Porque as vantagens são muitas, há um conjunto de áreas em que é particularmente relevante, tendo sempre o mesmo foco: melhorar o desempenho da organização.

Optar pelo outsourcing pode ser sinónimo de simplificar as operações e atingir metas, financeiras ou até de especialização, uma vez que possibilita incluir pessoas e serviços que não existiam ou são pouco explorados. Nos atuais tempos de incerteza, esta dimensão ganha ainda uma maior importância.

1. Novos mercados para melhorar resposta

Com o aumento da inflação seguem-se os aumentos salariais. A terceirização de certos processos e funções do negócio – como o atendimento ao cliente ou processamento de pagamentos – pode ajudar a baixar custos, sem cortar noutras frentes.

Embora possa parecer contraproducente, na verdade é mais barato. Por exemplo, se uma organização está localizada num centro urbano, poderá procurar reforços através do outsourcing em regiões com custos de vida mais baixos. Por exemplo, explorar mercados de trabalho em áreas do interior tem a vantagem de reduzir custos.

A nível internacional acontece o mesmo. O retorno pode ser ainda mais significativo quando se trabalha com um parceiro externalizado de regiões emergentes, podendo ainda ter um impacto positivo nas economias desses países.

2. Redução de riscos em tempos de incerteza

Em tempos de incerteza, limitar os riscos acaba por ser uma prioridade. Expandir instalações e contratar trabalhadores para atender a um pico sazonal é arriscado. Terceirizar essas e outras funções pode ser útil, até porque a maioria das empresas que oferecem estes serviços torna-se responsável pelo risco financeiro associado à contratação de pessoal, gestão de equipas, abertura de novos locais, onboarding e integração, entre outras necessidades.

3. Flexibilidade para melhores resultados

A terceirização de certas equipas para parceiros especializados pode ajudar as empresas a aumentar a flexibilidade e até a sua escala, o que é importante para navegar nos dias de hoje. Isto permite agilidade para dinamizar ou dimensionar ofertas em pouco tempo, reforçando a capacidade de resposta.

As empresas que, por exemplo, optam pelo outsourcing no atendimento ao cliente estarão mais bem posicionadas para acomodar picos de procura, pois o parceiro de serviço tem recursos para realocar mão-de-obra, formar novos colaboradores e supervisionar o seu progresso para garantir um trabalho de qualidade. Se a procura cair, o mesmo pode assumir a liderança na reestruturação das equipas, redefinindo estratégias ou sugerindo métodos alternativos que possam gerar melhores resultados.

4. Eficiência com mais experiência

A especialização é crucial em tempos de incerteza e trabalhar com um parceiro experiente pode simplificar processos, aliviando as chamadas “dores de crescimento” e proporcionando a qualidade que todos procuram. Através do outsourcing, as organizações podem trabalhar com quem desenha e testa estratégias eficientes, com a ajuda de equipas altamente qualificadas para oferecer a excelência. O resultado? Menos erros, mais ideias, melhor execução e, finalmente, clientes e consumidores mais satisfeitos.