Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Outsourcing de Pessoas e Serviços

Anabela Basílio

“Apresentamos o serviço de Outsourcing como uma ferramenta estratégica, de modo a proporcionar a resposta direta de fatores da moderna e global economia, sendo esta uma opção estratégica para as empresas aumentarem o seu desempenho global de negócio”.

Neste artigo, iremos perceber qual a opinião de Anabela Basílio, Area Manager Nortempo Norte, sobre o Outsourcing de Pessoas.

1. O que tem sido pedido pelo mercado em termos de outsourcing de pessoas?

A Nortempo tem tido pedidos no que toca ao outsourcing de processos industriais e logísticos.

2. De alguma forma trata-se de solicitações novas, mas com diferentes necessidades a satisfazer?

Não consideramos solicitações novas mas, sim, o recurso à contratação externa de serviços, que não fazem parte do core business como uma prática entre as empresas, com o objetivo de as libertar de funções secundárias que não acrescem valor à sua atividade e de uma gestão e aproveitamento mais eficaz dos seus recursos.

​Uma parceria com os clientes, neste regime, numa relação de win/win, resulta em claros ganhos acrescidos de competitividade e produtividade.

3. Como define a vossa estratégia de abordagem do mercado e o que destaca nas soluções apresentadas?

Apresentamos o serviço de outsourcing como uma ferramenta estratégica, de modo a proporcionar a resposta direta de fatores da moderna e global economia, sendo esta uma opção estratégica para as empresas aumentarem o seu desempenho global de negócio.

A redução de custos é sempre um dos objetivos dos processos de outsourcing, graças à melhoria da eficiência e das escalas, à redução dos custos de recursos humanos e à especialização de terceiros para obter os melhores preços. Na Nortempo também acreditamos que a externalização, subcontratação ou outsourcing são as soluções ideais para acrescentar valor e talento extra às empresas, sendo uma excelente forma de explorar novos mercados e oportunidades.

4. Há algum aspeto adicional que considere importante referir?

Na temática do outsourcing, definir-se-á o conceito de “desempenho de negócio” como a quantificação da eficiência e eficácia das ações de uma organização, tendo em     consideração a sua responsabilidade para com os seus stakeholders, bem como a maximização do lucro. Esta definição encerra, em si, a necessidade de avaliação dos processos internos (eficiência) e dos seus resultados (eficácia), tendo em atenção os seus clientes (um dos possíveis stakeholders), indispensáveis à sua permanência. Além do conceito “desempenho de negócio”, importa igualmente definir o conceito de qualidade. Qualidade, como um conjunto de características de determinado produto e/ou serviço, que satisfaz os requisitos do cliente de forma a melhorar o desempenho do negócio e se insere no contexto da gestão, área de aplicação do outsourcing.