Outsourcing de Pessoas e Serviços
“Apresentamos o serviço de Outsourcing como uma ferramenta estratégica, de modo a proporcionar a resposta direta de fatores da moderna e global economia, sendo esta uma opção estratégica para as empresas aumentarem o seu desempenho global de negócio”.
Neste artigo, iremos perceber qual a opinião de Anabela Basílio, Area Manager Nortempo Norte, sobre o Outsourcing de Pessoas.
1. O que tem sido pedido pelo mercado em termos de outsourcing de pessoas?
A Nortempo tem tido pedidos no que toca ao outsourcing de processos industriais e logísticos.
2. De alguma forma trata-se de solicitações novas, mas com diferentes necessidades a satisfazer?
Não consideramos solicitações novas mas, sim, o recurso à contratação externa de serviços, que não fazem parte do core business como uma prática entre as empresas, com o objetivo de as libertar de funções secundárias que não acrescem valor à sua atividade e de uma gestão e aproveitamento mais eficaz dos seus recursos.
Uma parceria com os clientes, neste regime, numa relação de win/win, resulta em claros ganhos acrescidos de competitividade e produtividade.
3. Como define a vossa estratégia de abordagem do mercado e o que destaca nas soluções apresentadas?
Apresentamos o serviço de outsourcing como uma ferramenta estratégica, de modo a proporcionar a resposta direta de fatores da moderna e global economia, sendo esta uma opção estratégica para as empresas aumentarem o seu desempenho global de negócio.
A redução de custos é sempre um dos objetivos dos processos de outsourcing, graças à melhoria da eficiência e das escalas, à redução dos custos de recursos humanos e à especialização de terceiros para obter os melhores preços. Na Nortempo também acreditamos que a externalização, subcontratação ou outsourcing são as soluções ideais para acrescentar valor e talento extra às empresas, sendo uma excelente forma de explorar novos mercados e oportunidades.
4. Há algum aspeto adicional que considere importante referir?
Na temática do outsourcing, definir-se-á o conceito de “desempenho de negócio” como a quantificação da eficiência e eficácia das ações de uma organização, tendo em consideração a sua responsabilidade para com os seus stakeholders, bem como a maximização do lucro. Esta definição encerra, em si, a necessidade de avaliação dos processos internos (eficiência) e dos seus resultados (eficácia), tendo em atenção os seus clientes (um dos possíveis stakeholders), indispensáveis à sua permanência. Além do conceito “desempenho de negócio”, importa igualmente definir o conceito de qualidade. Qualidade, como um conjunto de características de determinado produto e/ou serviço, que satisfaz os requisitos do cliente de forma a melhorar o desempenho do negócio e se insere no contexto da gestão, área de aplicação do outsourcing.