Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Não fui contratado… e agora?

Contratado

Procurar emprego pode ser uma tarefa desafiante e, muitas vezes, frustrante. Depois de todo o trabalho que investiste na tua candidatura, pode ser desmotivante receber uma resposta negativa. Contudo, é importante lembrar que não ser contratado não significa que não tenhas as habilidades ou qualificações necessárias para conseguir o emprego dos teus sonhos. Assim, a Nortempo dá-te algumas dicas para pores em prática após uma rejeição de emprego:

  1. Não te deixes desmotivar

Uma das primeiras coisas a fazer depois de receberes uma resposta negativa é não deixar que isso te desmotive. Lembra-te que a procura de emprego é um processo demorado e que, muitas vezes, é necessário investir tempo e esforço em várias candidaturas antes de encontrar a oportunidade certa. Por isso, concentra-te no que podes aprender com essa experiência e usa esse conhecimento para melhorar a tua próxima candidatura.

  1. Revê o teu processo de candidatura e procura feedback

Uma das melhores maneiras de melhorar a tua abordagem de candidatura é rever o teu processo de candidatura e procurar feedback. Analisa a tua carta de apresentação e currículo, na tentativa de verificar se existem áreas que possam ser melhoradas. Adicionalmente, deverás ainda pedir feedback a um amigo da tua área, indicando que te dê opiniões honestas e construtivas.

  1. Melhora a tua abordagem nas entrevistas de emprego

Uma das principais razões pelas quais poderás não ter sido contratado é porque a entrevistas de emprego não correu bem. Podes melhorar a tua abordagem nas entrevistas de emprego praticando com amigos ou familiares, fazendo pesquisa sobre a empresa e a função em causa, preparando perguntas pertinentes para te fazerem durante a entrevista. 

  1. Faz Follow Ups

Não subestimes o poder dos Follow Ups. Após a entrevista, envia um e-mail de agradecimento ao recrutador e pede feedback sobre a tua entrevista. Podes sempre perguntar se há algo que possas melhorar numa próxima vez e para seres contratado. Este é um passo que muitos candidatos se esquecem de dar, mas que poderá fazer toda a diferença no processo de seleção (e é bem vista pelos recrutadores). 

Em conclusão, receber uma resposta negativa pode ser desmotivante. Contudo, podes utilizar essa experiência como uma oportunidade para crescer e melhorar a tua abordagem na próxima candidatura. Analisa o teu processo de candidatura, procura feedback, melhora a tua abordagem nas entrevistas de emprego e faz follow ups para maximizar as tuas hipóteses de sucesso. A Nortempo poderá ajudar-te a encontrar o emprego que tanto procuras!