Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Como vencer o pânico de uma entrevista de emprego

Vencer o panico de uma entrevista de emprego

A entrevista está marcada e, uns dias antes, já te sentes ansioso e stressado com o momento? Quem nunca entrou em pânico numa entrevista de emprego que atire a primeira pedra!

O medo é um mecanismo de defesa natural do ser humano. Geralmente, este sentimento manifesta-se perante o desconhecido e o que acontece? A respiração e os batimentos cardíacos aceleram.

Sabemos que o nervosismo em entrevistas de emprego é uma realidade muito comum, principalmente para quem é mais tímido ou para quem tem mais receio de falar em público.

Assim, e de forma a tranquilizar-te na tua próxima entrevista de trabalho, damos-te algumas dicas:

1. Pesquisa a empresa de recrutamento (caso de verifique) e a empresa final à qual te candidatas.

Se conheceres bem a empresa e os seus serviços, assim como a vaga a que te candidatas, irás muito mais confiante para a entrevista e, consequentemente, estarás mais preparado para eventuais questões.

2. Apresenta-te com antecedência

Um dos piores erros que podes cometer numa entrevista de emprego é chegar atrasado(a). Chega com antecedência ao local da entrevista pois isso mostra a tua pontualidade e responsabilidade para com a vertente profissional.

3. Adota uma postura firme

Entra na sala com postura reta, cabeça erguida e olha nos olhos do entrevistador. Passa a ideia de que estás confiante e seguro.

4. Leva algo nas mãos

Ter algo nas mãos para manipular durante a entrevista (por exemplo, uma caneta) é uma boa ideia para esconder os tremeliques. No entanto, não deves distrair o entrevistador com demasiados movimentos e/ou ruídos.

5. Tem atenção ao que dizes

Jamais, em tempo algum, mintas sobre o teu percurso profissional ou fales mal sobre um ex-chefe/ex-colega de uma empresa onde já trabalhaste. Esta confissão é meio caminho andado para levares com um grande X em cima!

6. Veste-te de forma adequada

Adapta o teu look à vaga em aberto. Para tal, deverás usar o teu bom senso na hora de decidir a roupa.

7. Ensaia a entrevista

Em casa, em frente ao espelho, com família ou amigos, ensaia a entrevista. Esta ação permite-te fazer correções no tom de voz e postura, caso seja necessário.

8. Desliga o telemóvel

Não vá a mãe, o pai, o namorado ou o amigo ligar.

Segue as nossas dicas, confia em ti e arrasa!

Conta com a Nortempo na procura da tua oportunidade de trabalho.