Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Construir o futuro do trabalho através da diversidade

diversidade

A diversidade é uma das áreas que as empresas mais se focam quando implementam as suas estratégias de responsabilidade social.

Num estudo realizado pela GoodHabitz, em 2022, foi possível concluir que 84% dos trabalhadores em Portugal acredita que a sua organização deveria dar mais atenção à diversidade e que 75% dos profissionais consideram importante trabalhar numa organização que valoriza a diversidade e a inclusão. 

Mas mais do que o comunicar, é importante que as ações de uma empresa reflitam o seu investimento na diversidade, sobretudo nas suas iniciativas dinamizadas e na forma como interagem com os seus colaboradores, sem preconceitos e estereótipos. É importante, assim, que as empresas assumam a responsabilidade de promover iniciativas que incluam e tenham em consideração todas as pessoas da sociedade. 

Adicionalmente, e com o fim do período de transição da Lei da Contratação de Pessoas com Deficiência, que colocou em prática um novo sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% (e que obriga as empresas a admitir 1% ou 2% de funcionários com deficiência, em empresas com 100 a 249 trabalhadores ou mais de 250 trabalhadores, respetivamente), encarar a diversidade laboral em todos os seus espaços, torna-se cada vez mais imperativo.

Assim sendo, quais as vantagens que trarão às empresas a construção do seu futuro com uma forte aposta na diversidade? 

  1. Inovação

A diversidade aumenta a inovação das empresas pois, nas que a promovem, independentemente do setor, os colaboradores com diversos pontos de vista – de etnia, género, idade, histórico educacional etc. – apresentam taxas mais altas de inovação. Na criação de ideias para a empresa ou até mesmo decisões importantes, ter uma equipa diversa e inclusiva trará, a estas, discussões diferentes e enriquecedoras perspetivas.

  1. Lucro

Empresas como a PwC ou a KPMG apontam a diversidade como uma aposta essencial no mundo dos negócios visto que, de acordo com a McKinsey & Company, as empresas com mais diversidade superam as menos diversas em 36% de lucratividade.

Ao apostar em futuras estratégias de Recursos Humanos mais diversificadas, as empresas podem ter uma força de trabalho mais representativa, produtiva e inovadora, podendo ainda criar um employer branding mais forte e observar um melhor desempenho financeiro. 

  1. Mais e melhores sinergias

No que toca à diversidade, para o desenvolvimento de relações estáveis e duradouras de todas as partes, é importante que as empresas envolvam associações de modo a entender como atingir diversidade, bem como reconhecer quais serão as necessidades de acompanhamento. 

Muitas organizações estão disponíveis para facilitar e serem mediadoras no processo de integração. Assim, as empresas devem trabalhar em conjunto com as instituições sociais especializadas (por exemplo, na empregabilidade de pessoas com deficiência) que os apoiarão em todo o processo. 

É importante que o futuro do trabalho seja diversificado e inclusivo, onde as organizações possam criar um ambiente confortável para os seus colaboradores e clientes. Com o objetivo de incluir pessoas que estejam em risco de exclusão social, a Fundação Nortempo apoia empresas que investem e querem investir em estratégias de diversidade para que as mesmas verifiquem os benefícios em adotar um local de trabalho mais inclusivo.