Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

“Atração do talento e gestão da diversidade no Recrutamento e Seleção”

Liliana Oliveira Ventura

Neste artigo, Liliana Oliveira Ventura, Branch Manager Nortempo Aveiro, deixa a sua opinião sobre as perspetivas do mercado de recrutamento em portugal e fala-nos sobre o tecido empresarial aquando do recrutamento, tendo como foco a retenção de talento.

O mercado de recrutamento continua em constante mudança após a Covid-19. Existem variáveis que ganharam peso e que continuam a ser bastante valorizadas pelos candidatos, nomeadamente a flexibilidade horária, a possibilidade de trabalho remoto e o crescimento e valorização profissional. A adaptação das empresas e das pessoas é, e continuará a estar presente no mercado.

Em relação à atração de pessoas, com tradução nas suas políticas de RH, temos atualmente um mercado de trabalho com escassez de talento e cada vez mais liderado pelo candidato. Alcançar o perfil perfeito revelou-se ser uma tarefa cada vez mais difícil para as empresas.
Por esta razão, estas têm vindo a trabalhar na retenção de talento e na adoção de políticas de recrutamento atrativas, tais como benefícios, prémios de referenciação, entre outras regalias. Por sua vez, as empresas tendem a preferir externalizar os seus processos de recrutamento de forma a alargar o leque de candidatos e, consequentemente, terem mais hipóteses na seleção do candidato ideal.

No que toca à diversidade, a forma como vemos o tecido empresarial quando se trata de recrutar, diria que as empresas estão com uma visão mais ampla nesse sentido, desencadeada pela escassez de perfis. Por essa razão, foi e continua a ser necessário abrir o leque de candidatos, quer a nível de género, da nacionalidade ou na idade. Existe neste momento uma forte valorização da experiência, do sentido de compromisso e de resiliência.

Os recentes conflitos e tensões geopolíticas têm agravado os preços de energia nos mercados europeus. Esta situação poderá dar início a um abrandamento da economia e fazer com que as empresas tenham de se adaptar novamente.

Autor: Liliana Oliveira Ventura, Branch Manager da Nortempo Aveiro