Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

5 dicas para te destacares numa feira de emprego

Emprego

Quando se procura um emprego, as oportunidades são (quase) infinitas – sobretudo quando se juntam todas num só evento.

De forma de facilitar a procura de trabalho e investir numa interação mais próxima e direta entre empresas e candidatos, a feira de emprego é um evento com a duração de um ou vários dias onde se encontram, num só local, vários recrutadores de diferentes empresas que expõem as suas oportunidades de emprego. Este evento é muito popular, sobretudo junto de estudantes, pois, de acordo com um questionário da RAKUNA, quase 90% procuram trabalho em feiras de empregos.

Este formato de recrutamento é uma excelente forma de encontrar uma grande variedade de oportunidades de emprego num só local e dia. É também vantajoso não só para o candidato, mas também para as empresas, que conseguem acelerar processos de recrutamento.

Para poderes otimizar a tua experiência numa feira de emprego, damos-te a conhecer 5 dicas que podes ter em consideração para garantir um emprego neste contexto!

  1. Faz a tua pesquisa e sabe mais sobre a feira de emprego

É importante fazeres a tua pesquisa sobre a feira de emprego previamente – saber como te podes inscrever, quais são as empresas que irão estar presentes e qual o setor em que trabalham. Tendo esta informação, torna-se possível fazeres uma lista com as empresas ou organizações onde gostarias de ter uma oportunidade. Após feita essa lista, podes procurar mais sobre o papel destas empresas, quais as competências que procuram, quem são os seus clientes e quais os cargos que oferecem. 

  1. Prepara o teu pitch profissional

Saberes apresentar-te e dar a conhecer as tuas habilitações para mostrar que és a escolha ideal para o emprego é essencial, tornando-se necessário que prepares o teu pitch profissional. Também conhecido como Elevator Pitch, este formato é eficaz para que possas demonstrar as tuas competências, forças e skills profissionais. É necessário que o teu pitch consiga surpreender, demonstrando conhecimento de factos e contando uma história, baseado em dados.

  1. Veste-te e age profissionalmente

Tal como numa entrevista de emprego, é importante que tenhas a mesma postura numa feira de emprego, visto que o contacto que terás com recrutadores será semelhante a uma entrevista inicial. Como tal, deverás utilizar um vestuário mais formal e adotar uma atitude mais profissional, evitando comportamentos desadequados como mastigar uma pastilha, fumar ou utilizar o telemóvel.

  1. Tem o currículo disponível quando necessário

Certifica-te que tens cerca de 5 a 10 cópias do teu currículo para poderes entregar aos recrutadores. É importante que o CV esteja personalizado para os trabalhos a que te pretendes candidatar. Sabe como podes criar um CV à tua medida aqui!

  1. Recolhe contatos e faz follow ups!

Após conversares com os vários recrutadores na feira de emprego, pede os seus contactos e assegura-te de que registas os momentos mais importantes dessas conversas. Depois da feira e, já com os contactos que recolheste, envia uma nota de agradecimento aos recrutadores, destacando a tua vontade de agendar uma entrevista de seguimento à conversa realizada.