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Qual é o job hopping? Dá o salto no teu trabalho

job hopping

As Olimpíadas acabaram e, embora provavelmente não sejas tão bom no salto triplo quanto a Patrícia Mamona, talvez estejas a pensar em dar um salto para outra área.

O job hopping (ou work jump) é um anglicismo que se compõe de dois termos: trabalho (job) e jumping (hopping). Pode ser a definição de um profissional que salta de uma função para outra em curtos períodos de tempo e com elevada rotatividade.

É uma tendência cada vez mais divulgada entre os novos profissionais, nativos digitais, que se caracterizam pelo inconformismo, inquietação e desejo de explorar novos horizontes ao longo da sua carreira. Se pertences à geração Z ou Y, és inconformado, ambicioso e sem medo de mudanças; certamente és um job hopper ou job jumper Mas quais são as razões? Pois bem, os mais comuns são: a procura de novos desafios, o medo da rotina ou criar conexão com uma empresa e o desejo de adquirir novas experiências profissionais num ambiente digital que não conhece fronteiras.

As razões para saltar de emprego

Embora existam muitas razões para considerar a mudança de emprego e dar o salto para outra empresa, neste caso, dois fatores assimilam-se e podem parecer também opostos. Por um lado, a crise atual, que dificulta muito a entrada dos mais jovens no mercado de trabalho, o que os leva a saltar de um emprego para outro; por outro lado, a inconformidade natural desta geração, mais independente e menos relutante ao “convencional”, como o facto de estar preso a um emprego durante muito tempo.

Curiosidade em relação a outros projetos, melhora salarial, desejo de progressão profissional e uma visão de vida de curto prazo são características dos candidatos a empregos atualmente.

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Se na tua vida profissional tens muita experiência e diversidade, gostas de desafios, és empreendedor e defines-te como um nômada digital, sem dúvida és fas job hopping

És um job hopper?

Se na tua vida profissional tens muita experiência e diversidade, gostas de desafios, és empreendedor e defines-te como um nômada digital, sem dúvida és um job hopper.

Além disso, essa tua qualidade fez com que adquirisses muitas competências:

• Facilidade de adaptação às mudanças. Adaptas-te perfeitamente a uma nova posição, novas condições e até mesmo à procura de novos horizontes;

• És criativo e gostas de treinar. Geralmente contribuis com novas ideias e vives numa formação eterno e contínua;

• És digital. Ferramentas colaborativas e ambientes digitais são o teu habitat natural;

Os tipos de job hoppers

  • Aquele que o faz por obrigação. – As constantes mudanças de emprego, neste caso, não são uma escolha pessoal, devem-se à instabilidade do mercado de trabalho atual e ao caráter temporário;
  • O que vê sempre a oportunidade. – Em constante procura por trabalho, os job hoppers veem uma nova oportunidade na mudança, geralmente com uma melhoria nos salários e nas condições de trabalho;
  • O problemático. – É simplesmente um inconformista por natureza e não se adapta a nenhum trabalho, por isso mostra imaturidade e falta de compromisso;

Vantagens e desvantagens de contratar um job hopper

Tanta mobilidade de mão de obra pode deixar reticente quer os recrutadores como as empresas, então tens de conseguir colocar em valor todo o teu histórico como um job hopper. Muitas empresas consideram que esses profissionais têm pouco comprometimento e sairão na primeira oportunidade que surgir, portanto, deves destacar tudo o que podes oferecer:

• Adaptação rápida: Como estás acostumado a mudar de emprego, a adaptação para ti numa nova posição é algo fácil;

• Alta produtividade: Aprendes rapidamente e é ambicioso, portanto, terás o melhor desempenho no teu trabalho,

• Experiência e contatos: Tens uma ótima visão de mercado, conheces a concorrência, tens uma ótima rede de contatos e a tua experiência é por si uma formação;

Ser um job hopper não é apenas mais uma tendência. Na era da transformação digital, em que os indivíduos preferem trabalhar pelo interesse que um projeto lhes desperta, o salto no mercado de trabalho é cada vez mais comum.