Otimiza as tuas competências transversais e coloca-as em prática

Soft skills são o conjunto de “competências” sociais que te ajudam a desenvolver a tua carreira.
Se as competências difíceis envolvem conhecimentos específicos e técnicos, as soft skills podem ser utilizadas e postas em prática, porque estão relacionadas com inteligência emocional, competências de comunicação e resolução de conflitos.
Atualmente, em plena pandemia, as soft skills são fundamentais para nos sabermos adaptar a um cenário imprevisível e avançar face aos problemas. Os profissionais com domínio das mesmas tornaram-se os ativos mais procurados pelas empresas e agora, mais do que nunca, são uma prioridade para a criação de equipas de trabalho eficientes. Vamos ver quais são os mais importantes e como podemos pô-las em prática:
Velocidade perante a mudança
Desde que o coronavírus invadiu as nossas vidas, parece que estamos constantemente a caminhar em terrenos instáveis que ameaçam entrar em colapso e forçar-nos a mudar tudo. Por esta razão, as empresas procuram profissionais que não tenham medo da mudança, com capacidade de adaptação e agilidade.
Ter estas competências “soft” significa que somos pessoas flexíveis, sem medo de sair da zona de conforto e que nos movemos perfeitamente em cenários incertos. A fim de melhorar estas competências, podemos ter formação em gestão da mudança e sistemas de Lead Change Management (LCM).
Competências remotas

Durante o confinamento, a maioria das empresas teve de se adaptar ao trabalho remoto e coordenar equipas remotamente. Os trabalhadores aprenderam a assumir novas competências para poderem desempenhar as suas funções e relacionar-se com os nossos colegas e superiores, sem estarem fisicamente juntos.
Para poder trabalhar remotamente, para além de ter as ferramentas necessárias, são necessárias competências digitais, fortes competências interpessoais e saber distinguir e compreender possíveis diferenças culturais. Além disso, paciência e resiliência quando se tem de fazer o trabalho sozinho.
Inteligência emocional

Sem dúvida, é uma das mais importantes soft skills porque é a base de todas as outras. Trata-se da capacidade de identificar e gerir não só as próprias emoções, mas também as dos outros. Torna-se também essencial encontrar respostas para problemas comuns sem se deixar levar pelo stress, gerir situações em que uma decisão tem de ser tomada e ser assertivo. Para melhorar a tua inteligência emocional, podes rever o nosso post sobre este tópico.
Neste ponto também enfatizamos a capacidade de comunicar, aprendendo a transmitir ideias a toda a equipa, de uma forma clara e eficaz, e também externamente, com os clientes e o público alvo. Contudo, estas competências podem ser modificadas quando se trabalha remotamente, onde a comunicação não verbal não é tão visível, trazendo a jogo as competências de comunicação verbal mais específicas.
Trabalho em equipa
É importante saber trabalhar em equipa de uma forma simples e agradável, colocando todos do nosso lado, sabendo ouvir, delegar, assumir responsabilidades e gerir os conflitos que possam surgir, mesmo que seja à distância.
Reforçar a confiança em equipas de trabalho remotas implica um alto nível de comunicação e, acima de tudo, ter objetivos e metas muito claros, fornecer feedback atempado à medida que avançamos e fomentar relações baseadas no respeito e empatia, como te dissemos durante o confinamento no nosso blog.
Destacamos as soft skills mais procuradas pelos profissionais atualmente e ajudamos-te a aperfeiçoá-las, porque TU moves o mundo.