Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Não seja chefe, seja líder!

Diferencas entre lider e chefe

Quantas vezes já ouviu “um líder pode ser um chefe, mas um chefe nunca será um líder”?

Apesar de muitas pessoas acharem que tem o mesmo significado, nem na teoria, nem na prática, os termos “líder” e “chefe” são os mesmos, já que um líder pode não ser um chefe, e um chefe pode não ser um líder. Na Nortempo, evidenciamos a diferença entre liderança e chefia. Ora veja…

Uma nova forma de exercer a função de chefia no meio laboral é cada vez mais sentida, criando-se, assim, uma distinção entre estas duas palavras – chefe e líder – que relevam as novas necessidades da área de Recursos Humanos.

Há algum tempo, a figura da pessoa chefe era omnipresente no ambiente de trabalho. Aos poucos, foi-se modelando um estereótipo acerca do que é ser chefe: a presença marcante e autoritária, a formalidade exacerbada, a inflexibilidade… Com toda essa construção de imagem em torno dessa figura — e também por conta da mudança de comportamento do ambiente empresarial —, outros papéis surgiram para contrastar com esse. É o caso dos “líderes”, por exemplo. Porém, muitas dúvidas podem surgir acerca das diferenças entre este chefe e líder

Conhece as principais diferenças entre um chefe e um líder? Nós identificamo-las:

  1. Um chefe dá respostas | um líder ouve e procura soluções – Um líder ajuda os seus colaboradores a crescer dando-lhes os instrumentos para tal, guiando-os através de desafios. Esta é a melhor forma dos seus empregados desenvolverem capacidades para resolver os próprios problemas e, por consequência, acrescentarem valor à empresa.
  2. Um chefe gere o trabalho | Um líder gere pessoas – Só é líder quem tem a habilidade de influenciar, motivar e dar possibilidades aos outros de contribuírem para o sucesso de uma entidade.
  3. Um chefe espera grandes resultados | Um líder motiva e elogia – Para além do dinheiro, a maioria dos colaboradores de uma empresa são motivados por elogios, generosidade e sinais de que o seu trabalho é apreciado. É este o papel de um líder! Um chefe perde a oportunidade de motivar os seus colaboradores ao esperar apenas grandes resultados.
  4. Um chefe controla | Um líder confia – Os chefes têm tendência para controlar os seus trabalhadores, comportamento que pode diminuir a produtividade e, por consequência, o crescimento da empresa. Um líder não tenta controlar os seus colaboradores, pelo contrário, o líder confia e utiliza esse tempo para inspirar e potenciar a produtividade.
  5. Um chefe comanda | Um líder ouve e fala
    Um chefe tende a dar ordens, de forma a que os seus empregados oiçam e obedeçam. Por outro lado, um líder ouve sempre a opinião dos seus colaboradores e considera-as importantes.
  6. Um chefe critica | Um líder encoraja
    Críticas construtivas são importantes, mas estar constantemente a receber críticas sobre algo de errado não só desencoraja um colaborador, como também o faz perder a consideração que tem pelos seus superiores.
  7. Um chefe escolhe favoritos | Um líder estabelece relações por igual
    Relações com o mesmo grau de cumplicidade garantem que as preferências pessoais não interferem com a dinâmica da equipa. Um chefe escolhe favoritos devido à tensão e ao stress, mas um líder trata todos os seus funcionários por igual.
  8. Um líder cria mais líderes
    Um dos objetivos de um líder é conseguir criar mais líderes. Isto é conseguido ao inspirar e motivar os seus colaboradores, para que estes cresçam e, eventualmente, assumam posições de liderança.

Agora conte-nos: na sua empresa, lida com chefes ou com líderes?