Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

“Granollers é um dos motores industriais da Catalunha e está a recuperar a um bom ritmo”

Foto nuria

Núria Vaquero, consultora de Nortempo España

A área de Granollers é um dos motores industriais da Catalunha e está a recuperar a um “bom ritmo”, segundo a nossa colega Núria Vaquero. Contudo, o apoio da Nortempo no aconselhamento durante a crise sanitária, quer na capacitação quer na contratação tem sido fundamental.

A Granollers faz parte do Vallès Oriental, uma importante área industrial da Catalunha. Quais são os setores mais importantes?

Granollers é um dos pulmões industriais da Catalunha, e uma cidade em constante crescimento, com planos de melhorias e ações concretas para atrair novas empresas que procuram estabelecer-se na região. Temos uma diversidade de setores, com presença significativa na área da logística, alimentar e nas indústrias siderúrgica e química.

Precisamente, esses setores foram pilares fundamentais durante a pandemia. Como se adaptaram a esta crise?

Têm conseguido reagir com rapidez, adotando medidas sanitárias e reforçando o quadro de pessoal de acordo com a procura. Por exemplo, os conselhos de emergência foram criados para tomar as melhores decisões de acordo com as indicações que foram recebidas pela administração pública, levando em consideração a difícil e escassa informação transmitida e as constantes mudanças da mesma.

As equipas de prevenção de riscos ocupacionais têm sido muito importantes e souberam adequar-se às novas regulamentações, priorizando o bem-estar físico e mental dos colaboradores. As empresas tiveram que se ajustar, para fazer frente à confusão generalizada causada pela pandemia, disponibilizando todos os recursos para atingir os objetivos.

Na Nortempo temos acompanhado os nossos clientes, ajudando-os durante o processo de adaptação à pandemia, tanto na contratação de pessoal, como no aconselhamento sobre as novas medidas sanitárias que tiveram de ser impostas às empresas para conter o surto derivado pela Covid-19.

Já se fazem notar melhorias no que diz respeito à recuperação económica?

Em Vallès Oriental, apesar de ter perdido 7% das empresas devido à Covid-19, esta queda foi mais moderada do que no resto da Catalunha. Granollers tem mostrado mais resiliência do que outras regiões, talvez devido à menor presença de setores que dependem do turismo. De facto, está a recuperar a um bom ritmo e o aumento da atividade é notório desde o início de 2021.

“Granollers tem mostrado mais resiliência do que outras regioes, talvez devido à menor presença de setores que dependem do turismo”

Quais são os serviços mais procurados pelas empresas que se instalam nesta área?

Somos uma empresa especializada na gestão integral de Recursos Humanos, pelo que podemos oferecer soluções de todo o tipo aos nossos clientes. Os serviços mais procurados são os de recrutamento e formação de pessoal. Nesta área, conseguimos adaptar-nos a novas necessidades: proporcionando formação online de alta qualidade, à medida das especificidades de cada trabalho. Em relação às contratações, digitalizamos ao máximo os nossos processos para serem ágeis, eficientes e acessíveis.

O setor exige diversos perfis profissionais, quais são aqueles que destaca?

Dada a situação que vivemos, os mais procurados são os relacionados com a área de armazém e produção, ou seja, os que estão ligados ao setor da logística. Paralelamente, destaco a contratação de pessoal administrativo em áreas como compras, marketing ou contabilidade. O motivo é fazer frente ao aumento dos pedidos de e-commerce, setor em crescimento nos últimos anos e mais procurado nos períodos de confinamento.

Existem perfis técnicos altamente especializados que são difíceis de encontrar. Quais são?

Como mostram as estatísticas, o comércio tradicional está a perder-se e alguns vão desaparecer a curto e médio prazo, pela falta de pessoal qualificado para ocupar essas vagas e também pelo avanço das novas tecnologias. As novas gerações têm expectativas profissionais muito diferentes das anteriores. A razão é que eles estão a crescer numa cultura digital e não têm a paixão por manter o comércio tradicional. Devido a esse processo de digitalização, os perfis de IT são muito procurados e, portanto, é mais difícil encontrar candidatos que se encaixem nesse perfil e estejam disponíveis.

“Debido a esse processo de digitalizaçao, os perfis de IT sao muito procurados e, portanto, é mais difícil encontrar candidatos que se encaixem nesse perfil”

Formação para as empresas. Como deve ser um plano perfeito?

Para estruturar um bom plano, devemos nos inserir no setor da empresa, conhecer cada departamento e identificar oportunidades de melhoria. É importante saber quais são os objetivos da empresa em relação aos seus colaboradores. Desta forma podemos adequar a formação a esses requisitos e formar profissionais qualificados, que acrescentem valor à organização.

Tudo isso sem esquecer a importância de satisfazer o trabalhador e também de se adaptar às suas necessidades e preocupações, de forma a satisfazer a sua projeção profissional dentro da empresa. Hoje, as empresas e talentos internos valorizam oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Na Nortempo, trabalhamos para oferecer os melhores planos de formação às empresas, adaptando-nos às suas necessidades.

Como constrói a fidelização do cliente?

É uma receita que se cozinha em lume brando. O importante é transmitir confiança e transparência ao cliente. A comunicação desempenha um papel indispensável para ganhar a sua confiança. Devemos humanizar o relacionamento, para que se sintam em casa, onde se sintam ouvidos, compreendidos, respeitados e, acima de tudo, valorizados. O cliente ao longo do tempo relaciona-se com a Nortempo com segurança, o que nos permitirá ser o primeiro recurso quando necessitarem de uma solução abrangente.