Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Entrevista – Reflexão e Balanço Geral Nortempo 2023

Imagem site
  1. Portugal é estratégico para o Grupo Nortempo. O que destacarias deste mercado ao nível do trabalho temporário e recrutamento & seleção?

Portugal é um mercado que dá muitas alegrias ao nosso grupo, do qual gostamos muito e que nos faz sentir em casa. Conta com um mercado empresarial muito rico, em expansão e, além disso, é um país destino de empresas em internacionalização, o que nos permite desenvolver projetos integrais com os nossos clientes. O tecido industrial português percebeu perfeitamente onde e como ganhar eficiência aquando da gestão da sua equipa humana, o que nos permite ajudar a aumentar a produtividade das suas empresas, tal como gostamos de fazer desde há mais de 32 anos, unindo pessoas e organizações para o desenvolvimento de talento e produtividade.

2. Quais as áreas com maior procura pelos clientes Nortempo?

Os nossos clientes encontram, no Grupo Nortempo, um partner na gestão integral de talento. Somos uma empresa que trabalha por e para as pessoas, com uma proposta de valor muito clara e focada num trato altamente próximo e personalizado, aquando da procura de melhoria contínua e implementação de soluções inovadoras, que vão além do trabalho temporário. Atualmente os nossos clientes necessitam de apoio na seleção de pessoal, formação e, quando falamos em variabilidade de custos fixos nos seus processos, o nosso mix de serviços está perfeitamente adaptado a cada necessidade que possa surgir.

3. Em que setores existe escassez de talento e que soluções oferece a Nortempo para contrariar a situação e ajudar os seus clientes?

Portugal, em linha com o que acontece com o resto do território ibérico, sofre com a escassez de talento, um desafio incentivado pelo nível de desemprego atual. Isto motiva-nos a continuar a aprender e a procurar soluções inovadoras que nos permitam responder às necessidades do tecido empresarial português, principalmente nos sectores industrial e alimentar, perfis com qualificações técnicas em todos os sectores e áreas comerciais.

Trabalhamos especialmente em 3 projetos chave:

  • Estratégias contínuas de captação de talentos lideradas por uma equipa de recruiters de alto rendimento, que trabalham arduamente para encontrar novas formas de recrutar e chegar a mais pessoas.
  • A área de Talento Internacional tem sido um projeto que retomamos com sucesso em 2023 e que procura ajudar a preencher vagas de perfis de difícil seleção, através do recrutamento de pessoas em outros países, principalmente na América Latina.
  • Engagement dos trabalhadores. Realizamos projetos de consultoria ad-hoc que nos permitem implementar as estratégias de fidelização de talentos mais adequadas a cada setor e empresa.

4. Onde irá o Grupo Nortempo centrar a sua estratégia em 2024?

Em 2024 focaremos a nossa estratégia no mercado nacional, no que toca à valorização do serviço que prestamos aos nossos clientes, além de mantermos a nossa linha de sermos a empresa de trabalho temporário com a mais alta qualidade do setor.

Iniciámos o ano com o fortalecimento da nossa área de negócio Nortempo Seleção, um hub focado em cobrir todas as exigências de perfil dos nossos clientes (desde staff, quadros médios e técnicos, até aos perfis executivos).

O talento internacional, principalmente através de projetos com a nossa equipa originalmente na LATAM, será o reforço perfeito para as empresas que precisam satisfazer necessidades de contratação de pessoal em massa.

Através da Fundação Nortempo ajudamos na gestão da diversidade nas empresas portuguesas, na sensibilização, nos planos de integração e na gestão de talentos.

Em 2023 adquirimos a Flexibleos, empresa líder em outsourcing comercial que se soma à nossa linha de serviços de outsourcing (Nortex), num dos setores com maior procura, e que nos posiciona como especialistas 360º no setor comercial.

Tudo isto através do nosso know-how em gestão de pessoas, sendo esta a receita perfeita para qualquer projeto de consultoria de RH. A nossa missão é ser o braço direito e o grande suporte dos nossos clientes e dos seus departamentos de RH.

5. Quais as tendências de recrutamento para este ano?

A digitalização é, hoje, um elemento básico nas nossas operações de seleção e contratação. Atualmente, a automatização dos processos seletivos nas suas fases iniciais é fundamental para agilizar e libertar os recrutadores para que se possam focar no que é importante. Além disso, cada vez mais a proatividade e o headhunting são grande parte do sucesso do processo, da resposta reativa às ofertas, em determinados projetos, e já há algum tempo que tal não corresponde à situação do mercado atual. Por outro lado, o inbound recruitment e a experiência do candidato pesam muitíssimo no momento de detetar os melhores talentos e fazer o match perfeito entre os candidatos e o cargo a ocupar.

Mónica Chouza, fevereiro 2024