Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Entrevista – Conquistas e Desafios Nortempo

Nortempo insights bartolome pidal

Em 2024 continuaremos a crescer, a reforçar parcerias e a apostar na inovação, visando sermos mais eficientes, sempre com as pessoas no centro de tudo

Bartolomé Pidal, presidente do Grupo Nortempo, faz um balanço do ano 2023 e indica ter sido “um ano focado na identificação de talento internacional” e assinala a sua estratégia de crescimento em Portugal, assente na expansão de áreas de recrutamento e seleção direta, formação e consolidação, como o melhor partner de trabalho temporário para o setor office e industrial.

  1. Acabamos de fechar o ano 2023 e é chegado o momento de fazermos um balanço. Quais as principais metas e desafios do Grupo para 2024?

Ao longo de 2023 centrámos a nossa estratégia em continuar a crescer e expandir o nosso negócio através da aquisição de empresas e colaboração com start-ups, que completam a nossa carteira de serviços como empresa expert em gestão de Recursos Humano e externalização. O objetivo passou e passará por oferecer aos nossos clientes soluções integrais, com uma aposta firme na inovação de um departamento de desenvolvimento interno, no qual, conseguimos impulsionar mais de 15 projetos (em 2023) que foram cruciais para a melhoria das operações Nortempo e, consequentemente, dos nossos clientes.

Por outro lado, destacaria a criação de uma unidade de negócio de talento internacional, dedicado à captação de talento de difícil recrutamento na Península Ibérica, principalmente da Latino-América. Estamos em plena expansão nesta área!

Encaro este novo ano com um profundo otimismo, com expetativas de crescimento, reforço de parcerias, alianças e, claro, inovação, dia após dia.

  1. Durante estes quase 14 anos de existência do Grupo Nortempo no mercado português, conseguimos alcançar um crescimento exponencial e posicionarmo-nos estrategicamente entre as empresas de trabalho temporário, principalmente a norte do país. Bartolomé, fale-nos um pouco da história de toda esta jornada.

A nossa trajetória em Portugal começou em 2010 pela mão de uma parceria – A Geserfor –. Este foi o primeiro marco e ponto de partida que nos levou a dar o grande salto para fora de Espanha. Atualmente, contamos com presença em outros 4 países da América do Sul: Argentina, Colômbia, Peru e Uruguai.

Já em Portugal, contamos com 6 agências: Porto, Maia, Aveiro, São João da Madeira, Lisboa e Braga tendo sido, esta última, aberta em 2019 e especializada no sector industrial, como grande motor da zona norte, um ponto estratégico para o crescimento, tanto do Grupo Nortempo, como das empresas galegas em termos de internacionalização e economia lusa.

Em pouco tempo fomos capazes de ocupar uma posição de destaque como empresa de trabalho temporário, graças ao trabalho de uma equipa excecional, a nossa equipa! Estamos efetivamente muito satisfeitos com a gestão e o crescimento de todo o nosso negócio, nestes 14 anos de existência.

  1. A filosofia do Grupo Nortempo sempre foi colocar as pessoas no centro de tudo. Acha que este mindset tem auxiliado no sucesso do Grupo, no sentido de nos ajudar a tornar uma referência no sector dos Recursos Humanos na Península Ibérica?

Claro que sim, essa é a nossa principal filosofia!

As pessoas são o maior valor de uma empresa e todas elas agregam valor à organização, de diferentes formas. No Grupo Nortempo apostamos numa Responsabilidade 360, na qual todos somamos e tentamos transportar os frutos da nossa gestão para a sociedade, além de que, na nossa organização, tentamos transportá-los para uma perspetiva de RH em todas as empresas. Trabalhamos por e para as pessoas, colocando-as sempre no centro de tudo.

  1. Na estratégia do Grupo existe um lado muito forte quando falamos de responsabilidade social corporativa. Em que consiste e quais as ações que têm vindo a ser desenvolvidas nesse sentido?

O Grupo Nortempo canaliza a sua responsabilidade social corporativa através da sua Fundação, a Fundação Nortempo!

A Fundação Nortempo é o fio condutor que acompanha toda a nossa empresa numa jornada rumo à integridade e onde a ética e a responsabilidade se convertem na “alma” da nossa estratégia empresarial. Todos os programas que executamos na Fundação Nortempo durante todo o ano (inserção laboral de pessoas em risco de exclusão, seleção inclusiva e retorno de imigrantes ao seu país por meio do emprego, principalmente) estão alinhados com os 7 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, onde nos posicionamos como experts em termos de empregabilidade e formação. É através da Fundação Nortempo que “mudamos vidas através do emprego e da formação”.

  1. O Grupo Nortempo incorpora e disponibiliza, além do trabalho temporário e do recrutamento e seleção direta, outras linhas de negócio, tais como a Nortex e a Flexibleos, especializadas em outsourcing e outsourcing comercial, respetivamente. O que destacaria destas áreas?

Tendo em conta que somos uma empresa de gestão integral de Recursos Humanos, é fundamental poder oferecer aos nossos clientes, outras fórmulas diferentes do trabalho temporário, no caso, através das nossas marcas Nortex Flexibleos. Desta forma, apostamos no outsourcing e outsourcing comercial.

O outsourcing tem muitas vantagens e é transversal a qualquer sector, ajudando empresas na externalização de determinados processos, poupando nos custos, diminuindo nos riscos, levando a uma melhoria operacional e de produtividade do negócio. Na Nortex, no nosso negócio de externalização, temos implementado um modelo baseado em 4 pilares: soluções personalizadas, flexibilidade laboral (assumindo picos de produção e gerindo as equipas), melhora contínua em modelos orientados face ao aumento da eficiência e sistema de faturação de cobranças por unidades produzidas.

Já a Flexibleos é uma empresa que adquirimos em 2023 e posiciona-se como especialista em outsourcing comercial, colocando o seu foco na otimização de vendas em qualquer sector. Desta forma, podemos afirmar que ajudamos os nossos clientes a vender mais…e melhor!

  • Sendo o nosso slogané por SI que nos movemos”, queremos saber um pouco sobre aquilo que o move no mundo, enquanto presidente do Grupo Nortempo.

A mim, definitivamente que, mais do que tudo, me movem as pessoas. Move-me a busca de talento e o cumprimento de metas. Sou uma pessoa empreendedora desde sempre, inconformada e que procura sempre seguir, melhorar e evoluir, em tudo na sua vida. Também me move a finalização dos projetos nos quais mergulho de cabeça, estando a maioria deles assentes nas mudanças de vidas, através do emprego.

Bartolomé Pidal, Presidente Grupo Nortempo