Blog

É um perfil sénior? Comprove o seu valor e melhore a sua empregabilidade

Senior
23 de Julho de 2020— Tiempo de lectura: 3 minutos

Se é um profissional experiente com uma vasta carreira, então faz parte da equipa sénior, com os seus prós e contras. Embora a experiência seja uma vantagem, por vezes pode achar difícil encontrar um emprego, avançar na empresa ou reinventar-se. Deste modo precisa de pôr todas as suas qualidades, aptidões e talentos e usá-los a seu favor.

Líderes e mentores dos colegas de trabalho

Já tem um vasto leque de experiências de deve usá-las a seu proveito, mostrando à empresa que é um ponto a seu favor. Os trabalhadores seniores são referências e, em termos de liderança, coordenam perfeitamente equipas com colegas menos experientes.

Além disso, são uma fonte de inspiração para as novas gerações no mercado de trabalho e de um ponto de vista empresarial, cuidar dos trabalhadores mais velhos ajudará a reter os jovens talentos dentro da organização. Ao longo das suas carreiras, os trabalhadores seniores foram procurando melhorar as suas capacidades de comunicação e são, portanto, mais conciliadores na sua equipa e adotam facilmente o papel de mediador.

Mais estáveis e leais

Os trabalhadores seniores são normalmente mais pragmáticos e mais estáveis do que os millennials, procurando acima de tudo paz de espírito e estabilidade no emprego. São também muito menos impulsivos do que os seus colegas mais jovens e, se se sentirem confortáveis na empresa, são completamente leais à empresa e aos seus valores.

Além disso, a resiliência faz parte das suas qualidades e, graças à sua experiência, são mais capazes de lidar com as mudanças porque já tiveram de se adaptar a todo o tipo de circunstâncias ao longo da sua carreira.

Se for sénior, estes são os pontos a ter em conta na procura de emprego

Senior 1

Se é sénior e procura um emprego, deve valorizar as qualidades mencionadas neste artigo, e lembrar-se de alguns pontos-chave, especialmente se for um candidato num processo de seleção:

– Procure as ofertas e empresas que melhor se adequam ao seu perfil e realce sempre as características do seu CV que têm a ver com a posição a que se candidata;

– Concentre a sua experiência nos últimos anos da sua carreira profissional e destaque aquelas que são verdadeiramente úteis para encontrar um emprego;

– Não minta sobre a sua idade. É um profissional com muita experiência e esse é o seu principal valor que deve destacar para as empresas;

– Seja positivo e paciente. Transmita boa energia e positivismo, não se apresente como uma pessoa com pouco desejo de prosperar.

O principal é mostrar-se, destacando todas as suas aptidões e competências, seguindo os nossos conselhos. Na Nortempo também o convidamos a consultar os nossos conselhos no nosso blogue e a candidatar-se às nossas ofertas porque…#TuMovesOMundo