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“A digitalização veio permitir gerir talentos de forma cada vez mais ágil e eficiente, atingindo níveis inéditos de angariação, retenção e produtividade”

Anabela basilio

Anabela Basílio, Area Manager Norte Portugal da Nortempo

“Na Nortempo estamos a dar largos passos nos processos de digitalização dos nossos clientes com a mais alta tecnologia, otimizando a gestão dos Recursos Humanos tanto na contratação de talentos, como na celebração de contratos e gestão documental para empresas, trabalhadores e candidatos.” Conversamos acerca deste assunto com a nossa colega Anabela Basílio.

De que forma é que o processo de recrutamento de talentos mudou com a digitalização?

As novas tecnologias estão a evoluir rapidamente e a criar impacto em todas as rotinas da área, desde a análise de currículos até à gestão integrada de pessoas. A digitalização veio permitir gerir talentos de forma cada vez mais ágil e eficiente, atingindo níveis inéditos de angariação, retenção e produtividade. Ao adotar essas tecnologias e deixar as tarefas manuais para trás, consegue-se transformar os RH num núcleo de inteligência em prol do seu capital humano, pronto para trazer os melhores profissionais e elevar a sua performance ao máximo.

Na Nortempo Portugal, todo o processo foi digitalizado, desde as entrevistas de seleção à assinatura dos contratos. O que destaca deste processo?

A transformação digital no processo teve um impacto estratégico para elevar os resultados, a produtividade e ampliar a eficiência com o propósito “serviço de excelência” no cliente (interno e externo).

O que é o Centro de Serviços CPO?

Departamento com a centralização de todo o processo inerente à contratação; nomeadamente a comunicação de admissão à SS, comunicação aos fundos, realização de contratos (CUTT/CTT), processamento salarial, faturação e outras tarefas do desenvolvimento dos mesmos.

“A transformação digital no processo teve um impacto estratégico para elevar os resultados, a produtividade e ampliar a eficiência com o propósito “serviço de excelência” no cliente (interno e externo)”

Também na Nortempo, foi estabelecido um novo processo de assinatura digital que agiliza os processos. Até que ponto o relacionamento com os clientes mudou?

A relação com os clientes mudou de forma positiva, porque agilizou e simplificou a receção dos documentos, “abolindo o papel”.

No caso dos candidatos, de que modo é que os processos foram agilizados graças à assinatura digital?

Agilizou e simplificou a receção dos documentos também por parte dos colaboradores, otimizando tempo e custos de deslocações às agências da Nortempo por parte dos mesmos.

Que vantagens este processo de digitalização trouxe? A assinatura digital permite avançar na RSE, economizando tempo em viagens e papel, conforme estabelece a filosofia Nortempo

O processo de digitalização permitiu automatizar e otimizar os processos internos, não perdendo tempo com tarefas repetitivas e burocráticas. Podendo, desta forma direcionar o investimento em questões mais importantes, complexas e decisivas para os resultados da empresa.

De que forma a Covid-19 afetou os processos de recrutamento e onboarding?

A chegada do Covid-19 impactou a sociedade de várias maneiras e, no mundo corporativo funcionou como um acelerador de tendências. Devido às regras de distanciamento social, as entrevistas são realizadas maioritariamente por videoconferência/online.  Embora não seja um conceito novo, estas mediadas vieram impulsionar a utilização das tecnologias.  O processo de integração de novos colaboradores, ocorrem através de plataformas digitais, onboarding remoto. Tivemos que nos reorganizar internamente para assegurar o compromisso com estes novos recursos e também para garantir a eficiência em todos os processos.

“É necessário continuar a investir no presente para preparar o futuro. É, e será esta a tendência”

Por falar em digitalização, quais são os perfis mais exigidos associados a este processo?

Analisando por área de especialização podemos referir: Contabilidade e Finanças (Financial Controller; Internal Auditor; Finance Director); Engenharia e Operações (Supply Chain Manager; Business Development; Industrial Technical  Director); Recursos Humanos (Talent Aquisition Specialist/Manager; Compensation & Benefits Manager);  IT & Digital (Data & Analytics Manager; Cyber Security Manager) e, por último, Vendas e Marketing (Digital Marketing Manager; E-commerce Manger; IT Sales Account Manager).

Assim que a pandemia acabar e com o retorno progressivo ao contato pessoal, o que acha que restará de tudo o que foi implementado? Parte da digitalização será revertida?

O objetivo é continuar a investir na continuidade e melhoria constante na digitalização dos processos. Poderão surgir alguns reajustes, nomeadamente na realização de entrevistas em perfis menos especializados, que se denota maior dificuldade por parte dos candidatos em termos de literacia tecnológica e ausência de ferramentas para esse efeito. É necessário continuar a investir no presente para preparar o futuro. É, e será esta a tendência.