Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Desconexão digital: como alcançá-lo?

Desconexión digital: ¿cómo conseguirlo?

A desconexão digital já é um direito dos trabalhadores, cuja finalidade é separar a vida profissional da pessoal, e assim descansar “de verdade”. Mas se és incapaz de desligar o telefone quando o dia de trabalho termina então estarás, continuamente, a verificá-lo, bem como a ser contactado pelos teus chefes e colegas; talvez seja hora de fazer uma pausa tecnológica. Anota as nossas dicas para consegui-lo:

  • Fora com a culpa! Tu tens o direito de aproveitar o tempo livre e não deves sentir arrependimentos por isso. Então, quando o dia de trabalho chegar ao fim, faz uma pausa, faz alguma atividade que queiras, e tem em mente que as tarefas e chamadas pendentes podem esperar até amanhã.
  • Desliga o telemóvel ou restringe as chamadas. O ideal, para alcançar a desconexão digital, seria desligar o telemóvel ou o computador depois do trabalho, especialmente se tiveres contas da empresa nesses dispositivos; mas se não podes fazê-lo porque esperas uma mensagem importante, então define um tempo de conexão para que não fiques continuamente a aguardar.
  • Aprende a delegar. Estabelecer vínculos entre os teus pares é fundamental no dia a dia, e vai ajudar-te a desconectar uma vez que assim podes definir turnos para compartilhar tarefas e tempos de conexão, colocando em prática o”hoje para mim, amanhã para ti”.
  • No trabalho comunica. Se nas horas de trabalho aprenderes a não depender excessivamente da tecnologia, será muito mais fácil desconectares quando saíres. Por exemplo, em vez de enviar um e-mail a um colega ou superior, converse com eles pessoalmente sempre que possível.
  • Encontra um hobby. Sem dúvida, o melhor aliado para alcançar a desconexão digital desejada ao sair do trabalho será colocar em prática alguma atividade que gostes, tal como desporto, leitura, caminhadas ou ir ao cinema. Troca o chip!