De que forma as soluções de Recursos Humanos da Nortempo podem mudar a vida dos seus clientes?
Hoje em dia a contratação de uma solução de Recursos Humanos externa, que permita a automatização e facilite tarefas para os empresários / clientes, é cada vez mais importante.
Liliana Oliveira Ventura, Branch Manager Nortempo Aveiro, explica de que forma as soluções da Nortempo podem agilizar os processos de RH e quais os benefícios dos mesmos.
1. Quais as soluções efetivas que a Nortempo oferece às empresas neste sentido?
A Nortempo oferece um portfólio completo e personalizado de serviços de recursos humanos, que vão desde o recrutamento, outsourcing, trabalho temporário, apoio jurídico e ainda integração laboral. Estamos também posicionados na automatização de processos e temos melhorado muito este serviço junto dos nossos clientes.
2. Quais as principais características de uma solução de RH, ou seja, o que o empresário deve ter em conta quando procura uma destas soluções?
Em primeiro lugar é importante perceber quais as reais necessidades do cliente, ou seja, da empresa e, a partir daí, começamos a trabalhar nesse sentido. Cada empresa e indústria possuem especificidades, formas de trabalhar e culturas distintas, pelo que nos cabe a nós, parceiros, sabermo-nos adaptar e perceber essas mesmas diferenças. Esse é o nosso real objetivo de trabalho, pois recrutar pessoas para uma empresa só porque há vagas, qualquer um o pode fazer. Na Nortempo dedicamo-nos aos nossos clientes a 100%, tendo como objetivo fazer o match perfeito entre o nosso cliente e o melhor talento que ele procura.
3. Quando é que uma empresa deve procurar soluções de RH externas?
Sempre que não tenha recursos internos para dar resposta às necessidades existentes, sempre que precise de libertar tempo e recursos para outras áreas de trabalho e sempre e quando precise de apoio na área de RH. Não somos uma empresa de “Trabalho Temporário” que coloca colaboradores a trabalhar num determinado cliente e não faz o devido acompanhamento. É aqui que a Nortempo marca a diferença. Interessamo-nos por conhecer a empresa e/ou cliente, por saber o que fazem e ondem querem chegar, adaptamo-nos à sua forma de trabalhar e estamos presentes diariamente.
5. É cada vez mais difícil construir uma equipa “com amor à camisola”. Como lidamos na Nortempo com estas mudanças de paradigmas e mentalidades?
É simples. Diria que o exemplo começa de dentro, somos uma empresa com uma gestão bastante horizontal e isso reflete-se diariamente nas nossas equipas. Fala-se muito em líderes e na boa gestão dos mesmos. O segredo passa muito por aí, no trabalho diário com as equipas, na partilha de conhecimentos e objetivos. Se a Nortempo cresce e evolui, os trabalhadores crescem e também evoluem.
6. O contexto atual alterou a abordagem das soluções para a gestão de pessoas? Em que sentido?
Sim, mais do que vender os nossos serviços, estamos francamente preocupados com os nossos clientes e demais empresas, fazemos um acompanhamento real da evolução da economia nos diversos setores e fazemos este follow up com os clientes, pois só desta forma podemos aportar valor.
7. De que forma a Nortempo se diferencia das restantes empresas de RH?
Sem dúvida pela proximidade, somos bastante próximos dos nossos clientes, partilhamos ideias, dúvidas e até frustrações no nosso dia-a-dia. Estamos para e com os clientes e, isso, faz a diferença no nosso trabalho. Noto que um cliente não tem qualquer problema em ligar com uma questão ou caso precise de alguma ajuda, isso dá-me real prazer porque sei que, dessa forma, que estamos a fazer um bom trabalho.
8. Podes dar-nos um exemplo prático de uma empresa e / ou empresário em que a contratação de um serviço de RH lhes tenha mudado a sua vida?
Sim, é inevitável não nos lembrarmos de exemplos concretos. Recordo-me de um cliente que era reticente ao uso de serviços externos de RH, simplesmente porque não entendia as vantagens, achava apenas que era um serviço caro e que o podia fazer internamente. Até que, após alguma insistência da nossa parte, resolveu experimentar. Hoje está tão satisfeito que acredito que não saberia conduzir sozinho o dep. de RH. Se tem dúvidas liga-nos, se tem necessidades nós ajudamos, tem crescido imenso e não teria tido capacidade interna de dar resposta a esse crescimento. Ele está satisfeito com isso, e nós também. É realmente prazeroso ver este tipo de evolução.
9. Indica-nos 3 vantagens de recorrer à Nortempo, do ponto de vista de uma empresa, que procure alargar os seus Recursos Humanos.
As vantagens são inúmeras, quer para a empresa quer para o colaborador. Somos uma empresa bastante flexível, com uma equipa jovem e bem preparada. Primamos pela proximidade com o cliente e também com o colaborador. Somos céleres na capacidade de resposta e tentamos sempre resolver toda e qualquer questão junto dos nossos clientes e colaboradores.
Exatamente como diz o nosso slogan, Juntos, Movemos o Mundo!