Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Como abordar a chefia aquando do pedido de um aumento salarial

Pedir um aumento salarial

Só de pensares em pedir um aumento ficas com dores de barriga? Aproximas-te da tua chefia e perdes a coragem de abordar o assunto?

Mesmo quando sentimos que merecemos um aumento salarial, ou melhores benefícios, nem sempre temos coragem de o pedir. No entanto, é importante teres em mente que se o teu desempenho laboral tem sido acima da média, receber o valor justo pelo teu trabalho é um direito e não uma regalia.

A pensar nisso, a Nortempo reuniu algumas dicas para aumentares a tua confiança ao falar sobre valores monetários com a tua chefia.

1. Faz uma avaliação/revisão dos últimos meses

É importante teres 100% de certeza que alcançaste todas as metas a que te propuseste nos últimos tempos, evidenciando as tuas competências.

2. Estuda o mercado de trabalho

Se trabalhas na mesma empresa há alguns anos, é provável que o teu conhecimento sobre o mercado de trabalho e respetivas condições esteja um pouco desatualizado. Faz uma análise para perceber quanto recebem os profissionais da tua área e valida se está acima, abaixo ou na média salarial do mercado.

Plataformas como a GlassDoor podem ser bastante úteis nesta etapa: não só permitem entender o intervalo salarial.


3. Prepara muito bem a conversa

Antes de falares com a tua chefia, revê o discurso que vais usar e os argumentos que vais apresentar. É muito importante que estejas preparado(a) para questões que possam surgir, tais como o teu desempenho na empresa. Se possível, treina o discurso com alguém de confiança de forma a memorizares mais facilmente os argumentos que irás apresentar.

4. Hora certa, no local certo

Primeiro, estuda bem as circunstâncias atuais da empresa, visando garantir que é o momento certo. Depois, marca uma reunião com a tua chefia e deixa claro que se trata de uma conversa privada. Não abordes o(a) teu(tua) chefe no horário de café ou quando estão a conversar sobre projetos profissionais.

5. Evita usar motivos pessoais

Procura não usar motivos pessoais nesta conversa, mesmo quando tens todos os motivos pessoais para pedir um aumento salarial.

6. Está preparado para negociar

Vai preparado(a) para negociar as condições, pois o teu pedido poderá ser negado ou negociado e tens de contar com isso.

Uma das possíveis formas de valorização passa pela atribuição de mais dias de férias, dias esses que irão compensar a subida do ordenado não aceite. Outra forma de valorização é receber um prémio monetário anualmente.

O mais importante de tudo: sê objetivo(a) e claro(a). Não entres em rodeios no momento da conversa. Sê coerente no discurso, evidenciando as tuas qualidades e de que forma és uma mais-valia para a empresa.

Podes usar alguns argumentos para tal:

  • Competência;
  • Comprometimento;
  • Resultados que possam ser comprovados;
  • Demonstrar que o teu salário está desfasado.

Se queres ser valorizado, não tenhas receio de abordar o tema!

Uma correta abordagem não só poderá resultar num aumento, como numa maior visibilidade das tuas funções e do teu desempenho. Se queres ser valorizado(a), não tenhas medo de o pedir.