Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

As 5 chaves para gerir a mudança nas empresas

Cambio

As pressões do mercado estão cada vez mais fortes, e as empresas enfrentam continuamente a ideia de que ou se transformam ou morrem.

Muitas empresas incorporam a inovação como parte fundamental de sua estratégia de produto e, ainda assim, passam por estágios de reformulação estratégica e profundas mudanças na forma como se fazem e se organizam. Todas as empresas desejam adaptar-se rapidamente às mudanças de procura, à disponibilidade de novas tecnologias ou às mudanças no ambiente competitivo. Mas não é fácil.

Por vezes, a gestão da mudança está associada à implementação de ferramentas ou à mudança imediata dos resultados, sem dar atenção suficiente à gestão de pessoas e aos aspetos intangíveis do processo.

A seguir, mostramos as cinco chaves para o sucesso da mudança na empresa:

1. Foco nas pessoas

Sem a mobilização de pessoas, não há transformação. Construir confiança é fundamental e, para isso, o fator determinante é o valor da persuasão. É importante ressaltar que as mudanças não acontecem da noite para o dia e de que é preciso passar por uma série de estágios num caminho onde os atalhos geralmente não funcionam.

A gestão de mudanças é um desafio complexo que começa com uma visão compartilhada e envolve muitos intervenientes dentro da organização. Quando os funcionários estão comprometidos com a mudança, a transformação ocorrerá com sucesso. Ao contrário, se eles não se envolveram no processo e seguirem as instruções porque acham apenas que devem, então a vontade de ajudar a resolver problemas e melhorar o sistema é perdida. Além disso, as necessidades de desenvolvimento de capacidades e novas competências devem ser tratadas com precisão.

2. Capacidade visionária e senso de urgência

Uma comunicação eficaz é essencial para construir confiança e deve ser acompanhada por uma visão clara e um forte sentimento e desejo de alcançar algo importante para todo o grupo. Ao mesmo tempo, deve prevalecer o senso de urgência.

A perceção de que o incómodo de se manter igual é muito maior do que o incomodo do processo de mudança, ou seja, que é mais difícil quando as coisas ainda estão a correr bem na demonstração do resultado, justamente quando é mais aconselhável programar as transformações que antecipam uma nova etapa.

A chave está em unir consciência, desejo e urgência por um caminho que não é isento de dificuldades, porque muitas vezes as pessoas têm hábitos profundamente enraizados ou acabaremos por cair no paradoxo lampedusiano de “mudar tudo para que nada mude”.

3. Líderes alinhados e o valor do exemplo

Cambio1
Os líderes da empresa deven criar um objetivo comum para o sucesso da mudança

Os líderes da empresa devem criar um objetivo comum e as mensagens que definem a nova etapa devem ser consistentes com o comportamento nos diferentes níveis de responsabilidade. Uma das maiores ameaças ao sucesso é a falta de integridade dos líderes que não dão o exemplo ou a reiteração ao longo do tempo de mudanças meramente “cosméticas”.

4. Um processo contínuo de comunicação

Como já foi referido, as pessoas saem da zona de conforto, em grande parte, pela confiança nos outros dentro da organização, mas sem uma comunicação eficaz e constante, será quase impossível obter um compromisso de mudança ou aquisição de novos hábitos. Devemos estar atentos à adequação das mensagens de porquê e como, considerando sempre que a mudança contribui positivamente para cada pessoa. A partir daí, nasce um senso de crenças e valores comuns para impulsionar a mudança.

5. A necessidade de um modelo estruturado

A mudança é uma jornada que requer planeamento e uma abordagem estruturada. É fundamental traçar um roadmap e implementar um quadro formal de análise, comunicação e orientação para resultados que envolva todos os colaboradores e, sobretudo, os colaboradores das áreas que devem atuar como promotores de mudança.

O processo e os impactos da mudança devem ser compreendidos e comunicados de forma eficaz por meio de um modelo atraente e bem desenhado, que por sua vez define objetivos de curto prazo e um cenário de médio prazo permeável à inovação e sensível a oportunidades de melhoria em todos os níveis da organização.

Na era pós-covid, muitas organizações terão que se adaptar aos novos desafios do mercado e mudar seus modelos organizacionais, mas não estamos a falar apenas de teletrabalho, da nova era dos dados ou da revolução 5G, estamos a falar de muito mais, da arte de convencer e canalizar o processo de transformação estratégica tendo as pessoas como alavanca fundamental.

“Os tempos e as condições mudam tão rapidamente que devemos manter o nosso objetivo constantemente focado no futuro.” (Walt Disney)

Tem coragem de mudar o mundo? A NORTEMPO está sempre pronta para acompanhá-lo no caminho.