Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Aprenda a programar (é grátis)

Programar1

Aprender a programar já não é uma questão para cromos ou cientistas informáticos de carreira, é apenas mais uma língua que nos abre as portas a numerosas oportunidades de emprego e nos oferece inúmeras vantagens para desenvolvermos os nossos próprios projetos. A programação ajuda-nos a melhorar os websites, oferece-nos múltiplas opções para criar aplicações e, acima de tudo, dá-nos a liberdade de não depender de outros criadores.

“Aprender a programar” é um conceito bastante ambíguo, na medida em que existem diferentes linguagens, versões que são constantemente atualizadas e diferentes métodos a utilizar, dependendo do objetivo a alcançar. Portanto, se não tivermos formação prévia, o melhor a fazer é definir um objetivo inicial (configurar páginas web, aplicações, bases de dados, jogos de vídeo…) e ir em frente.

As linguagens de programação mais procuradas e com a maior saída profissional

Entre todas as linguagens de programação existentes, destacamos as mais solicitadas pelas empresas e que, por conseguinte, abrem mais a porta a novas oportunidades de emprego:

Java. É uma das linguagens de programação mais exigentes, destaca-se pela ampla utilização em todo o mundo, é de fonte aberta, robusta, independente de plataforma e segura.

Javascript. Esta linguagem, desenvolvida pela Netscape, permite a criação de novos conteúdos tais como imagens, ficheiros multimédia e outros efeitos em páginas web.

AngularJS.  Muito mais do que uma estrutura JavaScript, é código aberto, mantido pela Google, e utilizado para criar e manter aplicações web de página única.

Phyton. É uma linguagem muito versátil, presente em muitas aplicações e é fundamental se se quiser desenvolver uma carreira especializada em Big Data.

C++. Caracteriza-se pela sua eficiência e flexibilidade, e dispõe de muitas bibliotecas. A sua aplicação pode ser vista no desenvolvimento de jogos, soluções web e móveis, e sistemas integrados.

C#. É uma linguagem de programação orientada para objetos e fácil de aprender. Além disso, é rápida, segura, dispõe de uma multiplicidade de bibliotecas que a tornam uma grande ferramenta e integra-se facilmente com o software Windows.

PHP. É uma linguagem de código aberto muito popular, adequada para o desenvolvimento web e pode ser incorporada em HTML. É popular porque um grande número de páginas web e portais (incluindo WordPress) são criados com PHP.

A paciência é a mãe da … programação

Claro que aprender programação não é rápido, requer vários meses de estudo para aprender conceitos básicos e, a um nível profissional, vários anos. É necessário por isso paciência e perseverança, dando os “primeiros passos” que se tornam firmes e seguros no conhecimento adquirido.  Antes de começar, é necessário decidir como vamos aprender a programar:

– De forma autodidata com a leitura de um livro. Podemos sempre aprender por nós próprios, consultando boas publicações como base e com a vontade de aprender os principais fundamentos da programação durante muito tempo.

– Fazendo um curso. A formação online oferece múltiplas opções, mas devemos escolher a mais adequada para nós de acordo com os nossos objetivos e disponibilidade de tempo. O primeiro curso que encontramos na internet pode não ser a melhor opção, por isso é necessário procurar aconselhamento especializado.

– Realização de estudos informáticos oficiais. É, sem dúvida, a melhor opção se pretender dedicar-se profissionalmente à programação.

Mas graças aos avanços tecnológicos, temos também ao nosso alcance aplicações, videojogos e sites especializados que nos ajudarão a programar… e é grátis!

Os melhores cursos MOOC para aprender a programar sem pagar

Existem muitas possibilidades na internet que permitem treinar a programação de uma forma eficaz, por isso destacamos as nossas recomendações para os cursos MOOC (Massive Online Open Courses), neste caso grátis:

BitDegree. Tem uma grande oferta de cursos gratuitos, centrados na programação e desenvolvimento de jogos. Uma das suas virtudes é que oferecem fórmulas de gamificação e incorporam a cadeia de bloqueio ao processo educativo.

Code Academy. É um dos sites com mais seguidores, com ambientes interativos e oferece desde a aprendizagem básica até às línguas avançadas.

Codewars. Pode aprender código de uma forma fácil e divertida, superando desafios baseados nas artes marciais e, claro, à medida que progride, a dificuldade aumenta.

Jogue e aprenda

Programar2
O ‘Minecraft’

Os jogos de vídeo permitem-nos aprender a programar a partir de conceitos básicos desde muito cedo e muitos dos jogos mais famosos têm a sua versão para PC.

Minecraft. O popular jogo de blocos de construção oferece a possibilidade de aprender a linguagem JavaScript aos seus fãs, que podem personalizar o ambiente e descobrir múltiplas opções.

Ruby Warrior. Cada nível é baseado em comandos, com o objetivo de orientar o protagonista para o tesouro.

Flappy Bird. O objetivo é aprender a programar enquanto se cria o jogo de vídeo, no qual são introduzidos comandos para que um pássaro evite obstáculos.

Recorra ao YouTube

Programar3

Naturalmente, no YouTube existem inúmeros canais e comunidades onde se pode aprender linguagem de programação e todo o tipo de truques. Vejamos os mais importantes:

The New Boston. Tem dois milhões e meio de assinantes e permite aprender linguagens de programação, desenvolvimento de aplicações móveis e design reativo.

FreeCodeCamp.org. É uma das maiores comunidades virtuais de programadores, onde os truques e ensinamentos são partilhados.

Na Nortempo oferecemos-lhe cursos gratuitos na Nt:FOR, a nossa divisão especializada em formação: https://ntfor.com/cursos-online-gratis/. Neste artigo destacamos algumas das opções para aprender a programar, mas existem muitas mais. O importante é colocar toda a sua energia nessa missão e seguir em frente! #Tumovesomundo