Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

“Trabalhamos para oferecer uma experiência que gire em torno da inovação, da formação e do desenvolvimento”

Juan bru

Juan Bru Arce, Gestor de Recursos Humanos na Huawei Technologies

Temas como a Big Data, a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas (IoT) ou o modelo de indústria 4.0, tornaram-se tópicos da transformação tecnológica que estamos atualmente a viver. Cada vez mais as empresas estão envolvidas no desenvolvimento de soluções para responder a esta procura, mas poucas têm a capacidade para liderar globalmente as infraestruturas que suportam estes avanços. Nesse sentido, a Huawei é, sem dúvida, um player líder e uma referência global em inovação para alcançar um mundo mais conectado.

A Huawei é a fornecedora de soluções de TIC de A a Z numa vasta rede de empresas, na fabricação de dispositivos e computação, com um negócio em expansão contínua que inclui também planos de produção de veículos elétricos.

Com presença em mais de 170 países e alcançando 200.000 funcionários em todo o mundo, o seu rápido desenvolvimento exige elevados padrões também na gestão de talentos. A Huawei é sinónimo de inovação de produto, mas também na área de Recursos Humanos.

Grupo Clave, como parceiro integral das soluções de formação da Huawei, conhece em primeira mão o desafio de gerir pessoas em um ambiente de alta performance, tendo, nesta ocasião, o prazer de falar com Juan Bru Arce, Gestor de Recursos da Huawei.

A pandemia acelerou o processo de transformação tecnológica com uma perceção geral de que grandes mudanças estão a chegar para toda a sociedade e, principalmente, para as empresas. Como é que essa nova realidade é observada na Huawei?

Observamos através da empresa esta nova realidade com o firme compromisso de ser um dos principais atores da digitalização da sociedade espanhola. O nosso objetivo é melhorar a conectividade de pessoas, residências, empresas e do setor público em Espanha.

“O nosso objetivo é melhorar a conectividade de pessoas, residências, empresas e do setor público em Espanha”

Quais são globalmente os desafios estratégicos da Huawei para liderar esse processo de mudança?

Para atingir esse objetivo, atuamos em cada uma de nossas unidades de negócio: Na Carrier Networks, apostando em ser o primeiro fabricante no mundo e em Espanha de tecnologia 5G; Na Unidade Enterprise, que visa tornar-se o parceiro estratégico de empresas privadas e do setor público no seu processo de digitalização através de tecnologias como IP & Networking, BigData, IoT, Cloud & AI. O nosso negócio de inversores solares também tem o desafio de liderar o seu setor e, portanto, por último, na nossa área de Consumidor, queremos continuar a ser um dos fabricantes líderes do planeta, além de oferecer uma experiência de usuário de ponta através da nossa área de Serviços Móveis Huawei.

O grande crescimento da marca é observado também em Espanha. Prestes a completar 20 anos no nosso país, já ultrapassa os mil funcionários com o desenvolvimento contínuo de novas linhas de negócios. Quais são as chaves da Huawei para gerir os seus recursos humanos no sentido de apoiar o crescimento sustentado da empresa e estar na vanguarda do mercado?

Nos recursos humanos da Huawei, acreditamos firmemente que com paixão é possível liberar o potencial de cada pessoa: Passion unlocks potential é o que dizemos!

Trabalhamos de forma prática para oferecer uma experiência aos colaboradores que gire em torno da inovação, da formação e do desenvolvimento, da solidez da empresa e da convicção de premiar os nossos colaboradores de acordo com a sua contribuição.

Huawei partner estrateigo espana

A flexibilidade também é um fator fundamental no desenvolvimento de projetos muito diversos e de duração variada. Que aspetos destaca para ter sucesso num contexto tão exigente?

Como destacou, a flexibilidade é uma competência essencial nestes tempos de incerteza e mudança. A outros acrescentaria os nossos valores corporativos: Dedicação, perseverança, capacidade de autoanálise e melhoria contínua e, acima de tudo, ter sempre o nosso cliente no centro.

Qual é o papel da contratação de serviços de empresas provedoras de soluções na área de recursos humanos e o que se espera dessa colaboração no futuro?

As empresas, e também a Huawei, precisam de fornecedores confiáveis ​​e sérios que estejam connosco, ou seja, precisamos de um parceiro. Na área de Recursos Humanos, não trabalhamos com um grande volume de fornecedores, mas temos poucos parceiros, mas de confiança que nos ajudam a atingir os nossos objetivos no dia a dia.

“Na área de Recursos Humanos, não trabalhamos com um grande volume de fornecedores, mas temos poucos parceiros, mas de confiança que nos ajudam a atingir os nossos objetivos no dia a dia”

O setor de tecnologia representará um importante nicho de empregabilidade. Quais as posições que serão as mais procuradas?

Em primeiro lugar, faria a distinção entre dois tipos de perfis: posições juniores e posições séniores ou mais experientes. Neste primeiro grupo, perfis de recém-formados em carreiras STEM, existe um grande problema de oferta de talentos. Todos os anos, mais de 20% das vagas na Europa ficam por preencher devido à falta de perfis jovens que estudaram engenharia, matemática. Portanto, este é um dos perfis mais solicitados por todas as empresas, tecnológicas e não tecnológicas (que eles precisam deles para seus processos de transformação digital).

E no segundo grupo, os perfis já experientes, os mais exigidos serão aqueles com conhecimento, com experiência em novos domínios tecnológicos como Inteligência Artificial, Nuvem, Big Data, 5G. A tecnologia evolui muito rápido, sempre mais rápido que os seus profissionais.

De uma forma geral, que mudanças futuras esta crise deixará na gestão de pessoas e nas competências profissionais?

O fato de que todas as empresas implementaram soluções de teletrabalho, trabalho remoto, trabalho inteligente, ou como quisermos chamá-lo, foi um antes e um depois. Quando a pandemia acabar, haverá empresas que continuarão neste modo, outras que voltarão a trabalhar no escritório, mas introduzindo políticas de trabalho inteligente muito marcadas. A realidade do trabalho virtual veio para ficar e a gestão de pessoas, nesta área é diferente e exige diferentes competências: Colaboração, liderança por convicção, flexibilidade, automotivação.

Com o desafio de aproveitar os fundos europeus para apoiar a digitalização, que medidas poderiam favorecer um salto qualitativo na inovação tecnológica na economia espanhola?

Na minha humilde opinião, a transformação digital de que este país precisa passa por pelo menos dois aspetos: Tecnologia e pessoas. Na primeira parte já falamos sobre as diferentes tecnologias e suas possíveis aplicações. O segundo aspeto, as pessoas, o mais importante é a Educação. A sociedade deve ser dotada de Competências Digitais, necessárias em todos os níveis, para que nossa força de trabalho seja verdadeiramente empregável nos próximos anos e se torne uma alavanca para o desenvolvimento e a prosperidade do país. Por esta razão, na Huawei lançamos este ano a Huawei Digital University, nosso firme compromisso com a digitalização da Educação na Espanha.

Grupo Clave e a Nortempo agradecem a colaboração de Juan Bru e Huawei Technologies, desejando enorme sucesso e transmitindo todo o nosso apoio na concretização dos seus ambiciosos objetivos.