Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

“Todos os dias do ano devem ser 8M para que consigamos alcançar a verdadeira igualdade, sem tetos de vidro”

2022 03 03 bartolome pidal 5

Bartolomé Pidal, presidente da Nortempo

Bartolomé Pidal, presidente da Nortempo, destaca a promoção do desenvolvimento profissional dentro da empresa, que conta com 76% de mulheres, e incide nas suas habilidades fundamentais na área dos Recursos Humanos. “É muito evidente que as mulheres são líderes altamente competentes e, se existe algo que as trava, não é a sua falta de capacidade, mas sim a escassez de oportunidades”, cita. 

Porque considera ser necessário celebrar o 8M e qual o papel da Nortempo?

Porque ainda há muito a fazer, sem dúvida, embora estejamos no bom caminho. Na Nortempo, celebramos o Dia da Mulher tendo a certeza de que todos os dias do ano devem ser 8M, para que consigamos alcançar a derradeira igualdade, sem tetos de vidro. Para tal damos o exemplo dentro da nossa empresa através de ações que realizamos através da nossa Fundação. 

Comanda uma empresa maioritariamente feminina. Considera que esta característica faz parte do ADN da Nortempo? 

A nossa empresa conta com uma maioria de mulheres, 76%, que também ocupam a maior parte dos cargos de responsabilidade. De facto, temos no nosso ADN a promoção do desenvolvimento profissional dentro da empresa e, como contamos com uma base maioritariamente feminina, as mulheres ocupam muitos dos cargos de direção. 

O que significa o peso do talento feminino na cultura, estratégia e resultados da empresa? 

Considero que algumas das softskills são mais proeminentes entre as mulheres e, no domínio dos Recursos Humanos, é fundamental contar com potencial na área da gestão de pessoas, capacidades de comunicação e de negociação, coordenação de equipas e inteligência emocional. Considero também que as mulheres são mais resilientes do que os homens e sabem adaptar-se melhor às mudanças, qualidades que, numa Era de mudança como a atual, são fundamentais. 

“As mulheres são mais resilientes do que os homens e sabem adaptar-se melhor às mudanças, qualidades que, numa Era de mudança como a atual, são fundamentais” 

Na Nortempo, as mulheres desenvolvem uma carreira profissional de sucesso, mas em outras empresas não acontece o mesmo. Qual é o handicap

Segundo a minha própria experiência e, ainda aquelas que podemos encontrar em inúmeros estudos, como por exemplo no Harvard Business Review, sobre as competências de liderança, é evidente que as mulheres são líderes altamente competentes e, se há algo que as trava, não é a falta de capacidade, mas sim a escassez de oportunidades. Quando aparecem as oportunidades e se quebram os tetos de vidro, as mulheres têm a mesma probabilidade de ter sucesso em cargos de nível superior que os homens, e isto deveria ser a tendência geral no mundo empresarial e, sobretudo, na sociedade. 

A campanha da Fundação Nortempo pelo Dia da Mulher tem como foco o talento feminino e o destaque de todo o seu potencial. Como foi concebida?

Para esta campanha, nós escolhemos o claim, “Vocês movem o mundo”, pedimos a todos os trabalhadores do grupo que definissem “mulher” numa única palavra para que a campanha fosse um reflexo de toda a equipa. Com o resultado, fizemos um vídeo protagonizado pelos nossos colaboradores, em linguagem gestual, dando vida a essas mesmas palavras: força, determinação, compromisso, amizade, luta, empatia… que as identificam e definem as suas competências inatas.

Depois do 8M, como vão continuar a trabalhar pela efetiva igualdade?  Na Nortempo, continuaremos a trabalhar dia a dia para melhorar, com perspetiva de género, o conjunto de políticas ativas de emprego, devido ao agravamento da situação com a pandemia. A melhor forma é fazê-lo a partir de dentro, impulsionando, em paralelo, ações e programas através da Fundação Nortempo.