Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Como superar o preconceito laboral e potenciar o talento sénior

Silver

És um profissional sénior? Embora a experiência seja um ponto a teu favor, por vezes, poderás encontrar dificuldades para encontrar emprego, evoluir na tua empresa ou reinventar-te. Assim, damos-te as chaves para que consigas apostar em ti e no teu talento. 

A chamada Geração Silver engloba os maiores de 55 anos, que representam quase 25% da população, uma proporção que continua a aumentar a cada ano e que atingirá, previsivelmente, 40% dentro de alguns anos. Por conseguinte, há cada vez mais profissionais como tu que se encontram no esplendor da sua carreira laboral, mas que, devido ao chamado idadismo, têm de superar muitos obstáculos e preconceitos na procura de emprego.

O que é o idadismo? A origem do termo remete para os anos 60, foi introduzido pelo gerontólogo Robert Butler e faz referência aos preconceitos e aos clichés relacionados com a idade, que implicam casos de desigualdade em certos âmbitos da sociedade, incluindo o mercado de trabalho. 

O idadismo laboral, entendido como a discriminação de que são vítimas os trabalhadores mais velhos, especialmente a partir dos 55 anos, é um dos principais fatores que levou a que o desemprego, nesta faixa da população, duplicasse em alguns países, de acordo com o INE.

Uma vez que se trata de um problema a nível global, o mesmo deu origem a uma campanha internacional com o slogan #OldLivesMatter, uma iniciativa para combater todas as manifestações deste preconceito. Para lutar contra ele, TU dispões das melhores armas: o teu talento e a tua experiência.

Quais são os teus pontos fortes como talento sénior?

silver

Faz um balanço dos teus pontos fortes e destaca-os, quer estejas à procura de emprego, quer estejas à procura de uma mudança na tua carreira. Vejamos tudo aquilo que poderás acrescentar enquanto profissional sénior: 

Maturidade profissional. A experiência é um valor seguro e, tu, caracterizas-te por ter temperança, maturidade e não agir de forma impulsiva. Já chegaste a uma idade que te permite gerir com maturidade qualquer situação.

Flexibilidade. Graças aos anos em que estiveste inserido no mercado de trabalho, passaste pelas mais diversas situações, tanto triunfos como fracassos. Estes aspetos tornam-te versátil e permitem-te adaptar às mudanças.

Rede de contactos. Também tens uma valiosa rede de contactos, que poderão ser de extremo apoio caso estejas à procura de uma nova oportunidade de trabalho. 

Estabilidade a nível pessoal. Regra geral, os trabalhadores mais velhos já têm a sua vida pessoal organizada num determinado local e sabem quais são os seus objetivos. Por isso, se uma empresa nova te contratar e garanta a tua estabilidade, ser-lhe-ás fiel. Sabes que o acesso a um novo emprego será cada vez mais complicado, por isso, o compromisso e a lealdade serão os teus grandes pilares.

Mentoring‘. A convivência de perfis jovens e idosos enriquece as equipas e é muito importante que tal seja percebido pelas empresas. Desta forma, na condição de sénior, poderás ser o mentor dos teus colegas com menos experiência e, entre todos, contribuir de diferentes formas ou perspetivas, para enfrentar as tarefas diárias e resolver os problemas. 

Imagem. Imagina que um cliente vai à tua empresa para uma reunião e percebe que o seu projeto e o seu investimento estão nas mãos de pessoas mais jovens do que ele. Ver um rosto que revele maturidade e experiência, permitir-lhe-á sentir-se seguro e nas mãos de uma equipa profissional.

Se estás à procura de emprego, segue os nossos conselhos 

A idade não tem de ser um obstáculo para ti, por isso, se queres empreender novos projetos ou procurar emprego, recomendamos que valorizes todos os pontos anteriores, reforça a tua autoestima e… vamos a isso! 

Além do que já mencionamos, seguem agora algumas dicas básicas, que te servirão de grande ajuda: 

  • Procura as ofertas e as empresas que mais se adaptem ao teu perfil e destaca sempre as características do teu CV, que agreguem valor ao posto ao qual te candidatas
  • Concentra a tua experiência nos últimos anos da tua carreira profissional
  • Sê honesto e não mintas sobre a tua idade, destacando toda a experiência e benefícios que podes trazer
  • Sê positivo e paciente. Transmite boa energia e positivismo, e não te mostres como uma pessoa arrogante e com pouca vontade de prosperar.


Na Nortempo, acreditamos que o talento não é uma questão de idade, por isso, recomendamos que visites o nosso website, onde poderás fazer o upload do teu CV e inscrever-te em ofertas à tua medida, porque o teu futuro… começa aqui.