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Utiliza técnicas de storytelling e destaca-te na TUA candidatura

Maquina de escribir

O storytelling é a arte de contar uma história, uma técnica narrativa que tem sido usada desde sempre e que está associada a áreas como o cinema, a música ou a literatura.

Mas há alguns anos que o storytelling de marca ganha força nas áreas da Comunicação, Marketing, Publicidade, Relações Públicas entre outras, isto porque contar histórias tornou-se um elemento chave para divulgar os produtos e serviços, os seus benefícios e as suas vantagens competitivas. 

Porém, também podes dar a conhecer a tua candidatura com este método porque, utilizando técnicas de storytelling, conseguirás diferenciar-te e atrair a atenção do recrutador, algo extremamente útil num mercado tão saturado como o atual. 

Mas como deves usar o storytelling na procura de emprego? 

Pexels artem podrez 4492189

Comecemos por ver como poderás aplicar técnicas de storytelling durante uma entrevista de emprego. Para começar, deves ter claros os teus objetivos e prepará-los de forma consciente, seguindo estes passos: 

  • Vai direto ao assunto. Quando estás num processo de seleção, podes contar a tua história de superação pessoal ou o motivo que te leva a procurar trabalho. Falar do teu passado, de como surgiu a tua vocação ou das pessoas que mais te inspiram. Isto apelará às emoções dos responsáveis do processo de selecção. Aliar os valores que pautam a tua vida aos da empresa à qual te vais candidatar, certamente, dará bons frutos.
  • Simplicidade. Tenta que a tua história seja breve e simples, caso contrário, poderás receber alguma rejeição. E, tal como qualquer boa história, deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Escolhe a personagem. TÚ és a personagem da tua história, mas tens de conseguir que cada pessoa que te ouve se identifique e conecte contigo.
  • É importante que sejas tão honesto quanto possível. A tua história deve ser real, tirada das tuas próprias vivências. Por isso, é também importante que uses um tom e um ritmo naturais e espontâneos.
  • Inclui a tua antítese. Um protagonista deve ter um antagonista, alguém que o desafie, ou uma situação que lhe dificulte as coisas e lhe obrigue a superá-las, como por exemplo, a pandemia.
  • Um grande final. Todas as histórias têm o seu final. Descrever uma situação é importante, mas mais importante ainda é saber como ficou resolvida, ou seja, qual foi o resultado das tuas ações e como elas afetaram a empresa. Se a história não acabou bem, concentra-te em contar o que aprendeste e tenta focar-te, sempre, na parte positiva. 

E tu? Já tens a tua história? Agora só precisas de introduzi-la no melhor momento da tua candidatura e, para isso, recomendamos-te que prepares uma história longa e outra curta cuja essência seja a mesma. 

A primeira pode ser usada durante uma longa entrevista, na qual vais ter a oportunidade de te apresentar, numa sessão do Elevator Speech, bem como poderá também servir como base para o teu perfil do LinkedIn. 

A partir da história comprida, podes fazer adaptações mais breves, caso surja, de forma rápida, uma oportunidade num processo de seleção ou, simplesmente, publicá-las nos perfis das tuas redes sociais. 

Além de tudo isto, o storytelling é muito eficaz para responder de forma mais criativa a perguntas habituais em entrevistas, tais como, qual é a origem da tua vocação, qual foi o maior desafio que já enfrentaste ou porque é que decidiste procurar outro emprego. 

Aceitas o desafio de aplicar esta técnica nos teus processos de seleção? Boa sorte!