Utiliza técnicas de storytelling e destaca-te na TUA candidatura
O storytelling é a arte de contar uma história, uma técnica narrativa que tem sido usada desde sempre e que está associada a áreas como o cinema, a música ou a literatura.
Mas há alguns anos que o storytelling de marca ganha força nas áreas da Comunicação, Marketing, Publicidade, Relações Públicas entre outras, isto porque contar histórias tornou-se um elemento chave para divulgar os produtos e serviços, os seus benefícios e as suas vantagens competitivas.
Porém, também podes dar a conhecer a tua candidatura com este método porque, utilizando técnicas de storytelling, conseguirás diferenciar-te e atrair a atenção do recrutador, algo extremamente útil num mercado tão saturado como o atual.
Mas como deves usar o storytelling na procura de emprego?
Comecemos por ver como poderás aplicar técnicas de storytelling durante uma entrevista de emprego. Para começar, deves ter claros os teus objetivos e prepará-los de forma consciente, seguindo estes passos:
- Vai direto ao assunto. Quando estás num processo de seleção, podes contar a tua história de superação pessoal ou o motivo que te leva a procurar trabalho. Falar do teu passado, de como surgiu a tua vocação ou das pessoas que mais te inspiram. Isto apelará às emoções dos responsáveis do processo de selecção. Aliar os valores que pautam a tua vida aos da empresa à qual te vais candidatar, certamente, dará bons frutos.
- Simplicidade. Tenta que a tua história seja breve e simples, caso contrário, poderás receber alguma rejeição. E, tal como qualquer boa história, deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Escolhe a personagem. TÚ és a personagem da tua história, mas tens de conseguir que cada pessoa que te ouve se identifique e conecte contigo.
- É importante que sejas tão honesto quanto possível. A tua história deve ser real, tirada das tuas próprias vivências. Por isso, é também importante que uses um tom e um ritmo naturais e espontâneos.
- Inclui a tua antítese. Um protagonista deve ter um antagonista, alguém que o desafie, ou uma situação que lhe dificulte as coisas e lhe obrigue a superá-las, como por exemplo, a pandemia.
- Um grande final. Todas as histórias têm o seu final. Descrever uma situação é importante, mas mais importante ainda é saber como ficou resolvida, ou seja, qual foi o resultado das tuas ações e como elas afetaram a empresa. Se a história não acabou bem, concentra-te em contar o que aprendeste e tenta focar-te, sempre, na parte positiva.
E tu? Já tens a tua história? Agora só precisas de introduzi-la no melhor momento da tua candidatura e, para isso, recomendamos-te que prepares uma história longa e outra curta cuja essência seja a mesma.
A primeira pode ser usada durante uma longa entrevista, na qual vais ter a oportunidade de te apresentar, numa sessão do Elevator Speech, bem como poderá também servir como base para o teu perfil do LinkedIn.
A partir da história comprida, podes fazer adaptações mais breves, caso surja, de forma rápida, uma oportunidade num processo de seleção ou, simplesmente, publicá-las nos perfis das tuas redes sociais.
Além de tudo isto, o storytelling é muito eficaz para responder de forma mais criativa a perguntas habituais em entrevistas, tais como, qual é a origem da tua vocação, qual foi o maior desafio que já enfrentaste ou porque é que decidiste procurar outro emprego.
Aceitas o desafio de aplicar esta técnica nos teus processos de seleção? Boa sorte!