Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Semana de 4 dias: Benéfica ou prejudicial para a sua empresa?

Semaan de 4 dias sim ou nao

Foi em 1926 que o empreendedor e engenheiro mecânico estadunidense, Henry Ford, implementou o primeiro regime-laboral de 40 horas semanais.

Após decorridos quase 100 anos, esta medida pode vir a ser diminuída através da efetivação da semana de 4 dias de trabalho, mas será isso um passo em direção ao futuro ou um grande erro?

A ideia da semana de trabalho de apenas 4 dias nasceu de um simples pensamento:

“Se os mesmos resultados podem ser alcançados em menor tempo, por que manter uma semana de trabalho de cinco dias?” No entanto, já não estamos perante um simples sonho inatingível, mas sim uma nova realidade para muitos e, quem sabe, para a sua empresa também, uma vez que o governo, em parceria com o autor do livro “Sexta-feira é o novo sábado”, Pedro Gomes, vai apresentar a proposta do novo regime laboral aos seus parceiros sociais ainda este mês.

Posto isto, afinal, em que consiste esta diminuição da carga laboral? Uma semana de trabalho de 4 dias é exatamente isso: diminuir as horas de trabalho, de 40h para 32h, sem existir qualquer perda de produtividade, pagamento ou benefícios para o trabalhador.

Tendo em conta a empresa ou o setor, é possível escolher entre todos trabalharem de segunda a quinta-feira ou, cada funcionário, poder decidir o dia em que quer folgar. Com esta alteração, pretende-se:

  • Atingir os mesmos resultados num menor horário laboral;
  • Incrementar as vendas;
  • Combater o desgaste do colaborador;
  • Privilegiar resultados em vez de horas registadas;
  • Apostar no chamado worklife balance (equilíbrio entre a vida pessoal e profissional)

Tudo isto soa impressionante, mas e na prática? A realidade é que esta mudança do paradigma laboral é já um sucesso em vários países. A Islândia, Nova Zelândia, Bélgica, Espanha e Suécia fizeram esta mudança e registaram um aumento no nível da produtividade e, ainda, uma diminuição do risco de burnout nos seus colaboradores.

Embora a presente estatística seja muito positiva na vida das empresas e dos seus colaboradores, esta alteração laboral também acarreta algumas preocupações para ambos, tais como:

  • Incapacidade de adaptação. Os colaboradores mostram receio em não conseguirem realizar as suas tarefas num menor tempo e isso leva-os a entrar noutro nível de stress;
  • Insatisfação do consumidor. Algumas empresas demonstram preocupação por estarem menos disponíveis para o cliente e têm medo das consequências;
  • Existem empresas de determinados setores que trabalham 24h sob 24h, todos os dias, pelo que este tipo de regime é impensável para as mesmas;

Posto isto, não existe um caminho certo ou um caminho errado. O que deve ser feito é testar e perceber se essa é a melhor opção para a sua empresa e para os seus colaboradores.

Neste sentido, a Nortempo dá-lhe algumas dicas de como pode testar esta realidade na sua empresa:

  • Planeie: Defina os objetivos de cada semana e defina o nível de importância de cada tarefa;
  • Faça uma boa gestão de tempo: Priorize apenas o que é essencial;
  • Tire proveito da tecnologia automatizando certos processos;
  • Avalie os resultados no final da experiência: Os colaboradores ficaram mais motivados? Os custos diminuíram? A produção aumentou?

Em suma, agora que sabe o que esta mudança implica, acha benéfica ou prejudicial para a sua empresa?