Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Ruído no Local de Trabalho

ruído laboral

O ruído pode ser um problema em muitos locais de trabalho. A exposição ao ruído pode originar uma série de riscos para a nossa saúde e segurança.

Que problemas podem surgir para o trabalhador aquando da exposição ao ruído no trabalho?

  1.  Perda de audição: o ruído excessivo danifica as células da cóclea, que fazem parte do ouvido interno, podendo provocar a perda de audição. 
  2. Efeitos fisiológicos: existem provas de que a exposição ao ruído tem efeitos sobre o sistema cardiovascular, provocando a libertação de catecolaminas e a subida da tensão arterial. 
  3. Stresse relacionado com o trabalho: raramente é possível apontar uma causa única para o stresse relacionado com o trabalho, pois normalmente resulta da interação de diversos fatores de risco. O ruído no local de trabalho, ainda que a níveis bastante baixos, pode provocar stresse. 
  4. Aumento do risco de acidentes: níveis de ruído elevados limitam a capacidade de os trabalhadores ouvirem e comunicarem, aumentando a probabilidade de acidentes.

c8eb1a85 206e 18e3 16a2 083bc6f1c138

Quais os efeitos do ruído no trabalho?

  1. Problemas na comunicação;
  2. Baixa concentração;
  3. Baixo rendimento;
  4. Desconforto e cansaço;
  5. Nervosismo;
  6. Acidentes.

Qual a escala de ruído?

4e9779cf b438 2b5b 7711 07c74a6a151d

Quais as medidas preventivas para atenuar os efeitos do ruído?

1.  Atuar sobre a fonte produtora de ruído

  • Utilizar máquinas, aparelhos, ferramentas e instalações pouco ruidosos; 
  • Aplicar silenciadores e atenuadores sonoros;Utilizar chumaceiras, engrenagens e estruturas com menor emissão de ruído;
  • Assegurar o dimensionamento correto (reforços da estrutura com blocos de inércia e elementos antivibráticos), acabamentos à máquina (equilibragem e polimento de superfícies) e uma escolha correta dos materiais; 
  • Promover regularmente a manutenção dos equipamentos;

2. Atuar sobre a organização do trabalho

  • Rotatividade dos postos de trabalho;
  • Execução dos trabalhos mais ruidosos fora do horário normal de trabalho ou em locais com o menor número de trabalhadores expostos;
  • Limitação da duração do trabalho em ambientes muito ruidosos.

3. Medidas de proteção individual

  • Seleção de um protetor auditivo que proporcione a atenuação adequada: o trabalhador com este protetor corretamente colocado fica sujeito a um nível de exposição pessoal diária efetiva inferior aos valores limite e, se for tecnicamente possível, abaixo dos valores de ação inferiores.

Como usar protetores auriculares (abafadores)?

c704de0e ac08 c9ad ea77 404bb0743369

Alinha a altura das conchas de acordo com o tamanho da tua cabeça, de modo a que as conchas cubram completamente o ouvido.

Retira o excesso de cabelo que estiver entre o abafador e o ouvido.

ef77d507 8f49 3125 7957 53bf9ceb628f

Certifica-te de que a vedação é satisfatória, sem a interferência de objetos (ou outros EPIs), de modo a obter melhor desempenho.

As conchas devem ficar alinhadas verticalmente de modo a proporcionar a melhor vedação. Nunca utilizes com as conchas viradas para trás.

Como usar protetores auriculares (tampão)? 

676877ea 622b 6261 e874 ab79c8fec571

Com as mãos limpas, aperta e rola o protetor entre os dedos até obter o menor diâmetro possível.

Para facilitar a colocação, puxa a orelha para cima e coloca o protetor no canal auditivo.

Usando o dedo indicador, mantém-no nesta posição (aproximadamente com 30 segundos) até que ele se tenha expandido. 

Vê este pequeno vídeo do NAPO sobre o ruído: