Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Redes sociais no negòcio B2B. Muito potencial e algumas deceçoes

Social media

Uma boa estratégia na gestão das redes sociais é cada vez mais importante para as empresas que vendem ao cliente final, mas também para negócios que se dirigem a outras empresas do universo B2B.

Ainda que a visita comercial tradicional e a relação pessoal continuem a ser fatores críticos na venda industrial, o uso de redes sociais tem sofrido um e.norme desenvolvimento nos últimos anos, tanto no que concerne ao acompanhamento do modelo tradicional de visitas, como para captar e fidelizar clientes de forma direta.

As redes sociais podem apoiar a estratégia comercial e de marketing, tendo como fim os seguintes objetivos:

  • Reforçar o posicionamento e o reconhecimento da marca;
  • Gerar leads e oportunidades de vendas;
  • Abrir canais de comunicação com o cliente;
  • Melhor conhecimento do tipo de cliente a que a empresa se dirige;
  • Atrair visitas ao website do produto.

Todavia, há também muitas deceções e experiências desconectadas do próprio modelo da empresa, nem todos os setores e tipologias de negócio seguem o mesmo rumo nas redes sociais.

O universo de redes é muito amplo. LINKEDIN, YOUTUBE e TWITTER são as mais comuns nos negócios B2B, ainda que com diferentes objetivos e orientações de uso.

A REDE DE REFERÊNCIA

Linkedin

LINKEDIN é a rede social B2B por excelência. Quase 700 milhões de usuários compartilham o seu perfil profissional a nível global e mais de 12 milhões em Espanha, segundo dados divulgados pela própria rede social. O LINKEDIN permite o acesso a informações profissionais e interesses comerciais de clientes potenciais. É uma das maiores referências de suporte à venda por parte de muitas empresas, muitas iniciam e terminam a sua política de media social com o LINKEDIN.

O desenvolvimento de ações nesta rede é alicerçado em QUATRO PONTOS-CHAVE:

  • Ao mesmo tempo que uma página empresarial é criada com uma informação clara e objetiva da atividade que desenvolve e das necessidades que colmata no mercado, os seus funcionários funcionam também como embaixadores da marca e administradores da divulgação dos conteúdos da mesma no seu perfil.
  • Grande parte do êxito depende da capacidade de gerar conteúdos interessantes que os façam ganhar notoriedade, gerar debate e, em última instância, reforçar a imagem e a reputação de marca entre os subscritores e perfis de decisão de empresas que estão no seu radar comercial.
  • Outra das principais potencialidades centra-se na construção de relações diretas que podem gerar ações comerciais personalizadas, através de uma visão a longo prazo
  • Por fim, constitui também um terreno fértil para, de acordo com os casos, fazer campanhas publicitárias através de ferramentas como o Sales Navigator. Para obter resultados a partir desta ferramenta, é indispensável fazer uma clara segmentação prévia e demarcar objetivos claros e específicos.

UMA VANTAGEM PARA SE DIFERENCIAR

As empresas B2B têm no YOUTUBE uma oportunidade para marcar a diferença. Sem dúvida é a rede social que exige maior esforço económico, no entanto pode trazer rentabilidade.

O uso desta rede social vai além de que a simples divulgação de vídeos corporativos. O YOUTUBE é o canal mais usado para apresentar as tendências e em que se pode alcançar mais sinergias vantajosas com a internet e as restantes redes sociais da empresa.

No plano comercial, o YOUTUBE serve também para antecipar uma mostra virtual do produto e promover o êxito de uma posterior venda presencial. Este canal de comunicação permite ainda desenhar ações publicitárias segmentadas e vinculadas a interesses cruzados na procura por parte dos potenciais clientes.

TUITEAR Y TUITEAR

Twitter

O TWITTER é a rede social mais exigente em termos de tempo e agilidade na resposta. O bom desempenho nesta rede social permite alcançar notoriedade com comunicações rápidas e novidades interessantes, permitindo medir “o pulso” do cliente, assim como conhecer os tópicos em discussão em determinados fóruns de referência no setor. O Twitter é também um canal cada vez mais usado para responder a reclamações ou comentários de clientes e, portanto, útil para melhorar a reputação da empresa.

A nível comercial, o TWITTER pode ser usado como um canal para comunicar ofertas e recorrer, caso se considere adequado, à ferramenta de publicidade disponível e promover uma divulgação que vá para além do grupo de seguidores da página da empresa.

No TWITTER é importante valorizar a influência que se pode obter através desta rede social. Uma vez decidido a abrir uma conta nesta rede social, prepare-se para twitar e twitar.

EM RESUMO

À margem destes três exemplos, o leque de possibilidades para obter notoriedade e promover as vendas a partir das redes sociais é muito amplo para os negócios B2B. No entanto, encontra-se ainda muito longe do modelo B2C, para podermos cair na tentação de comparar as suas estratégias.

Sejam quais forem as redes sociais escolhidas, entre os possíveis ingredientes do êxito estão a aposta na especialização e criatividade nos conteúdos, num contexto cada vez mais saturado de iniciativas para captar a atenção e com a difusão de diversos formatos visuais de demonstração de produtos e ofertas com o intuito de posicionar a empresa e promover as vendas.

De qualquer forma, a peculiaridade de cada área de negócios B2B dificulta a definição de fórmulas genéricas para o sucesso. Cada empresa deverá gerir a sua própria linha de aprendizagem, com sucessos e desapontamentos ocasionais. O maior erro a evitar é fingir estar em todas as redes sociais sem estar verdadeiramente em nenhuma.

É essencial dispor dos perfis certos. Na NORTEMPO, sabemos que acertar no processo de seleção de perfis na área das novas tecnologias é fundamental. Experientes na seleção de perfis qualificados, estamos à sua disposição para encontrar o talento que mais se adequa às suas necessidades.