Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Razões para incluíres o “voluntariado” no teu currículo

Pexels puwadon sangngern 5340268

Se tens experiência em voluntariado, atividades solidárias ou no setor dos serviços, poderás ter dúvidas sobre se é bom incluí-lo no teu currículo ou mencioná-lo durante uma entrevista. A resposta é claramente um “sim”, por isso, hoje, damos-te as chaves para redigires um CV mais solidário e mais comprometido. 

A palavra “voluntário”, que se refere a um ato espontâneo e que não corresponde a uma obrigação, pode não se encaixar na definição de “trabalho”, mas é uma mais-valia muito importante dentro da tua carreira profissional e há, até mesmo, candidatos que fazem desta condição a sua marca pessoal. 

Muitas empresas colocam no mesmo nível de relevância as experiências adquiridas em voluntariado ou num emprego convencional, pelo que são esses pormenores os que marcam a diferença entre uns e entre outros candidatos nos processos de seleção.

Vejamos agora as vantagens de incluíres estas experiências:

  • Os recrutadores vão olhar para ti como uma pessoa altruísta, comprometida, com valores, solidária e empática. Também interpretarão este fator como sendo um sinal de que possuis habilidades essenciais, tais como a capacidade de comunicação e trabalho em equipa, sem contar com a liderança, gestão de mudanças e resolução de problemas. Algumas destas soft skills são valorizadas de forma muito positiva pelas empresas, pelo que podem abrir-te as portas a muitas ofertas de trabalho.
  • Irá melhorar a tua marca pessoal e fazer com que o teu perfil se destaque pelo seu caráter empreendedor, ativo, conhecedor de outras culturas e línguas, sendo tu também visto como uma pessoa cosmopolita, com capacidade de adaptação às mudanças e em constante movimento. 
  • É especialmente recomendável para os candidatos jovens e com pouca ou nenhuma experiência profissional, que poderão comprovar que possuem uma certa “bagagem profissional”.
  • Justificar lacunas no teu currículo. Esta será uma forma de te manteres ativo enquanto procuras emprego e não ser visto como um perfil ultrapassado, uma vez que continuas a manter, de certa forma, o contacto com o mercado de trabalho.

Onde deves incluir esta experiência

Existem inúmeras atividades de voluntariado, por exemplo, campos de trabalho, colaboração com ONG’s, assistência a crianças e idosos, entre outras. Por esse motivo, deves fazer uma seleção das mais relevantes para as incluir no teu perfil profissional, especialmente se alguma em particular estiver relacionada com o cargo ao qual te vais candidatar num processo de seleção. 

O mais importante é adaptá-lo ao trabalho ao qual te estás a candidatar: destacando as funções realizadas ou habilidades adquiridas nesse voluntariado, que possam ajudar-te a desempenhar funções nesse posto de trabalho. Em resumo, deixar claro ao recrutador de que forma tudo isto melhorou o teu perfil é o que poderás acrescentar à empresa, graças a esta experiência solidária.

Se tens diversas experiências e queres destacá-las no teu CV, podes criar um local específico, embora também posas optar por incluí-las junto à tua experiência laboral, mas deverás fazê-lo de uma forma breve e clara para que não ocupe mais espaço do que o resto dos parágrafos.

O mais recomendável é respeitar a ordem cronológica, da mais recente à mais antiga, e podes inspirar-te no formato do LinkedIn, que conta com uma categoria específica para o voluntariado (voluntariado e causas benéficas) ou de alguns modelos de CV como o Europass. 

Deverás incluir:

  • Nome da ONG ou organização
  • Funções desempenhadas 
  • Duração
  • Competências adquiridas
Pexels matthias zomer 339620

Pretendes realizar trabalhos de voluntariado?

Quer queiras fazer uma pausa na tua carreira profissional, quer não tenhas experiência prévia e o voluntariado te pareça uma boa forma de começar a tua carreira profissional, podes informar-te das diferentes opções em páginas como Voluntariado em Portugal, ePortugal.gov.pt ou Volunteering Solutions.

Outra grande oportunidade é optar pelo Serviço Voluntário Europeu, um programa integralmente financiado pela Comissão Europeia que permite a todos os jovens europeus, entre os 17 e os 30 anos, realizar voluntariado internacional numa organização ou num organismo público na Europa, África, Ásia ou América do Sul, por um período de 2 a 12 meses. Caso te sintas encorajado a participar, deverás saber que o programa irá reembolsar-te pelos custos de viagem e fornecer-te a cobertura completa das despesas de alimentação e de alojamento. 

A porta para um emprego remunerado 

Além de tudo o que já foi mencionado, no setor dos serviços, não só se encontram atividades de voluntariado, como também aparecem oportunidades de emprego. Devido à crise sanitária e ao atual contexto bélico, a procura de todo o tipo de perfis não deixa de crescer e é exigida a sua profissionalização, mais do que nunca.  

Assim sendo, caso queiras encontrar o teu emprego de sonho e destacar toda a tua experiência social, poderás fazê-lo com a Nortempo, pesquisando pelas nossas ofertas de emprego, em www.nortempo.pt/emprego ou seguindo-nos através das nossas redes sociais, onde são publicadas ofertas todas as segundas, quartas e sextas-feiras.