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Projeta a TUA estratégia de marketing para encontrar emprego

Campaign creators yktk2qaivhi unsplash

Se estás à procura ativamente ou desejas mudar de emprego, recomendamos que analises a tua estratégia e descubras como te destacares dos outros candidatos. Como? As técnicas de marketing podem ajudar-te a aplicá-las no dia a dia até atingir o objetivo desejado: um novo emprego.

Para começar, deve-se traçar um roadmap como se fosse um plano de negócios, com objetivos claros para que ao enviares as tuas candidaturas sejas assertivo.

Faz uma análise SWOT

Em primeiro lugar deves analisar a ti mesmo e ao meio ambiente. O ideal é fazer uma análise SWOT pessoal em que sejas o mais sincero possível. Deves destacar os teus pontos fortes e fracos como profissional e as ameaças e oportunidades, respondendo às seguintes perguntas:

Fraquezas

 O que joga contra mim neste processo em comparação com outros profissionais do meu setor?

Ameaças

Quais as condições externas que podem ser um obstáculo?

Forças

 Onde me destaco e quais são os meus pontos fortes como profissional?

Oportunidades

 Quais os elementos externos que me podem ajudar?

Além disso, associado à análise SWOT, deves dedicar -te a investigar o mercado atual, realizando um estudo das empresas para as quais gostarias de trabalhar e, em seguida, filtrar com base nestes parâmetros:

• Se houver vaga disponível que corresponda ao que procuras, à tua formação e à tua experiência;

• Se as condições de trabalho forem boas;

Uma vez efetuada esta segmentação, terás de procurar todos os dados disponíveis sobre a empresa-alvo e os possíveis gestores dos processos de seleção, quer nos perfis sociais, quer através do contacto em feiras de emprego ou sessões de networking. Além disso, monitora a tua procura pela empresa e pela vaga ativando alertas como os do Google, pois são muito úteis.

Mostra-te no currículo

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Tal como no Marketing, TU és a tua marca pessoal e deves vendê-la, tanto na preparação do CV como na entrevista de seleção

O próximo passo é descobrir o que realmente te diferencia. Tal como no Marketing, TU és a tua marca pessoal e deves vendê-la, tanto na preparação do CV como na entrevista de seleção.

A primeira impressão na maioria das vezes é a que conta, por isso devemos encontrar uma forma de atrair a atenção dos recrutadores assim que eles deem uma vista de olhos rápida no currículo. Podes apresentá-lo num formato que foge do convencional, com cores, infográficos e até mesmo adicionar um código QR que leve ao teu portfólio ou site pessoal.

Da mesma forma, recomendamos que sigas estas etapas:

• Foca o teu currículo na posição que te interessa;

• Sê sintético e objetivo;

• Verifica a ortografia e a gramática e pede opiniões externas;

• Aposta num design atraente;

• E, acima de tudo, sê verdadeiro.

 Usa o email marketing

Depois de elaborares o teu CV, tens de te certificar de que é recebido pela pessoa certa e não acaba no esquecimento. Recomendamos que uses técnicas de marketing para alcançar o sucesso o teu objetivo:

• Encontra o destinatário correto. Não envies e-mails desenfreadamente, deve ser direcionado ao destinatário correto. Procura localizar um e-mail na página corporativa ou entra em contacto por telefone solicitando o contato dos responsáveis ​​pelo recrutamento ou RH.

• Escolhe um assunto de e-mail atraente e escreve um corpo de e-mail que alcance altas taxas de abertura. Deve ser curto, direto, profissional e com conteúdo relevante.

• Anexa os arquivos corretamente. Certifica-te que anexas uma carta de apresentação e/ou o teu currículo, e claro, em formato profissional.

Escolha a hora certa para enviar a tua candidatura.  Os melhores horários são geralmente pela manhã e, especificamente, às terças, quartas e quintas-feiras.

• Usa um nome de e-mail profissional, não um apelido ou datas de nascimento.

Uma vez realizada a tua campanha de Marketing pessoal, terás de acompanhar as tuas expedições e contactos e, acima de tudo, ter paciência. Lembra-te, coloca todo o teu talento em jogo e boa sorte!