Procura uma mudança? Faça um mapa mental
Setembro é uma época de mudança, de passar uma borracha depois do Verão e de adquirir ímpeto para a reta final do ano. Se os seus planos incluem uma mudança e crescimento profissional, recomendamos-lhe que elabore um mapa mental para se colocar questões específicas sobre o seu plano de carreira. Porque sendo escrito no papel, veremos tudo com mais clareza. Tome nota!
Em que consiste?
Os mapas mentais (mind-mapping) são diagramas que organizam a nossa informação de forma hierárquica e são compostos por palavras e desenhos para representar ideias, tarefas e conceitos sempre baseados numa palavra-chave ou numa ideia central. É frequentemente criado em torno de um único conceito, desenhado como uma imagem no centro de uma página em branco, ao qual são acrescentadas representações associadas de ideias como imagens, frases curtas e palavras.
Como em qualquer diagrama, as ideias principais estão ligadas ao conceito chave, e as outras ideias ramificam-se à sua volta. Esta é sem dúvida uma técnica muito eficaz para a compreensão de conceitos através da lógica.
Por onde começo?
Para começar a elaborar o seu mapa mental, terá de fazer perguntas a si próprio para alcançar o objetivo que pretende clarificar no seu plano de carreira:
– Quais são as suas competências atuais?
– Quais gostaria de ter e de desenvolver?
– Que oportunidades de crescimento tem?
– Como é a sua empresa ideal?
Uma vez feitas estas perguntas, deverá desenvolvê-las a partir da ideia central do seu plano de carreira, organizando as ideias que surgem de cada uma delas. Por exemplo, se quisermos procurar um emprego numa nova empresa, temos de nos questionar como seria em termos de valores, cultura e ambiente. Por outro lado, se pensarmos nas possibilidades que nos são abertas, teremos de ver se queremos uma nova posição, para crescer ou assumir novas responsabilidades.
Descubra os seus benefícios
Elaborar um mapa mental tem múltiplas vantagens, pois facilita a compreensão e encoraja a criatividade. Ao realizá-lo, a imaginação e a produtividade são estimuladas, dado que a partir das ideias iniciais muitas outras irão surgir.
Em simultâneo, também pode colocar os problemas “em perspetiva” podendo assim encontrar a melhor solução, pelo que os mapas mentais são também muito úteis em reuniões e brainstormings.
Atreve-se a elaborar o seu mapa mental para impulsionar a sua carreira? Na Nortempo encorajamo-lo porque #Tumovesomundo