Entrevista: Como gerir os processos de Outsourcing de pessoas e/ou serviços?
- De que forma distinguimos, na Nortempo, o outsourcing de pessoas e o de serviços?
O outsourcing de pessoas refere-se à gestão de recursos humanos, enquanto o outsourcing de serviços envolve a prestação de serviços especializados em diversas áreas.
Ambas as formas de outsourcing são estratégias adotadas pela Nortempo, para ajudar as empresas a otimizarem os seus processos e se focarem nas suas atividades principais.
2. Pensas que o facto de um outsourcing de serviços envolver, naturalmente, pessoas, poderá causar alguma dificuldade em separar os dois conceitos?
Apesar de um outsourcing de serviços envolver pessoas, é importante separar os conceitos de forma a valorizar e respeitar a individualidade e importância de cada colaborador(a) envolvido(a).
Ao reconhecer e valorizar as pessoas, criamos um ambiente de trabalho mais harmonioso e motivador, o que resulta em um serviço de excelência prestado.
Ao separar os conceitos de outsourcing e pessoas, podemos garantir que cada colaborador é tratado com respeito e dignidade, reconhecendo as suas habilidades, talentos e contribuições únicas para o serviço prestado. Isso cria um ambiente de trabalho mais positivo, onde as pessoas se sentem valorizadas e engajadas em oferecer o melhor de si.
Além disso, ao separar os conceitos, podemos garantir que os colaboradores tenham as condições necessárias para desempenhar as funções da melhor forma possível, o que contribuirá para a qualidade e eficiência do serviço prestado. Dessa forma, ao valorizar as pessoas envolvidas no outsourcing de serviços podemos alcançar resultados de excelência e satisfação tanto para os colaboradores quanto para os clientes.
3. Fala-nos sobre a forma como se apresenta a Nortempo ao mercado em outsourcing, nomeadamente em termos de propostas de serviços.
Apresentamos o serviço de Outsourcing como ferramenta estratégica, de modo a proporcionar a resposta direta de fatores da moderna e global economia, atuando como uma opção estratégica para as empresas aumentarem o seu desempenho global de negócio.
A redução de custos é sempre um objetivo dos processos de outsourcing, nomeadamente graças à melhoria da eficiência e das escalas e à redução dos custos de recursos humanos, bem como à especialização de terceiros para obter os melhores preços.
Na Nortempo também acreditamos que a externalização, subcontratação ou outsourcing são uma solução ideal para acrescentar valor e talento extra à empresa, sendo uma excelente forma de explorar novos mercados e oportunidades.
4. Consideras que a generalidade do tecido empresarial no nosso país pode ganhar competitividade pelo recurso a soluções de outsourcing?
Sim, o recurso a soluções de outsourcing pode ajudar as empresas a ganhar competitividade, ao permitir que se foquem nas suas atividades principais e deleguem tarefas secundárias a empresas especializada, reduzindo custos, aumentando a eficiência e beneficiando de maior flexibilidade e acesso a recursos especializados.
5. Na tua visão, quais as principais vantagens desta solução?
Existem enumeras vantagens em que saliento: acesso a especialistas e tecnologias avançadas, maior foco no core business da empresa, aumento da produtividade, aumento da vantagem competitiva, processos padronizados, maior flexibilidade e agilidade na execução de projetos, redução de custos.
6. Há algum aspeto adicional que queiras referir?
Aquando da temática do outsourcing, definir-se-á o conceito desempenho de negócio como sendo a quantificação da eficiência e eficácia das ações de uma organização, tendo em consideração a sua responsabilidade para com os seus stakeholders e o objetivo de maximização do lucro, objetivo último de qualquer organização e aquele que lhe garante a subsistência.
Esta definição encerra, em si, a necessidade da avaliação dos processos internos (eficiência) e dos seus resultados (eficácia), mas tendo em atenção os seus clientes (um dos possíveis stakeholders), indispensáveis à sua permanência. Além do conceito desempenho de negócio, importa igualmente definir o conceito de qualidade.
Anabela Basílio, Area Manager Norte & KAM Portugal