Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Outsourcing: a melhor solução em tempos de mudança

Cambio1

A terceirização de serviços, o outsourcing, é fundamental para que as empresas sejam mais competitivas.

A crise e as grandes transformações que seguiram após a pandemia colocam a terceirização como uma alavanca essencial para enfrentar o futuro com sucesso.

O outsourcing permite que as empresas se foquem na sua atividade principal, favorecendo a inovação e a diferenciação nos seus negócios. O outsourcing proporciona a flexibilidade necessária para que a empresa se adapte rapidamente às mudanças e obtenha maior agilidade na tomada de decisões. Implica também uma clara melhoria de eficiência, combinando uma clara redução de custos paralelamente a uma melhoria na gestão dos processos internos.

As empresas especializadas em outsourcing são capazes de assumir a responsabilidade por toda a gestão em múltiplas funções: soluções tecnológicas, processamento de informação, logística, atendimento ao cliente, operações industriais, administração e gestão de recursos humanos, gestão de espaços e limpeza, etc. Empresas de outsourcing fornecem produtos à medida que podem abranger diversas funções e atuar na prática, como parceiros comprometidos com o negócio do cliente.

Assim, o outsourcing é cada vez mais procurado e as empresas vêem-no como uma ferramenta com grande valor. Na verdade, a empresa que presta serviços externos já não é vista como um fornecedor, mas sim como um parceiro estratégico, um companheiro de viagem que colabora nos desafios da empresa, partilhando e definindo os mesmos objetivos.

As 5 vantagens do outsourcing

Outsourcing1
O outsourcing permite avanços na melhoria de processos

Entre as principais vantagens do outsourcing podemos destacar as seguintes:

• Melhor perfil de negócios. As organizações concentram seus esforços no verdadeiro núcleo diferenciador de seus negócios, delegando ao seu parceiro de outsourcing a gestão de determinadas funções nas quais a empresa não é especializada.

• Maior eficiência. O outsourcing permite à empresa aumentar a eficiência de gestão, externalizando funções a um terceiro com metodologia e procedimentos experientes, cuja aplicação implica um aumento da qualidade e da produtividade a curto e médio prazo.

• Liberação de recursos. A melhoria da eficiência permite otimizar recursos internos, financeiros e humanos, para aplicá-los em novos projetos e facilitar os processos de transformação do negócio.

• Melhoria de processos. O parceiro que presta serviços de terceirização atende a diferentes organizações em diferentes contextos, o que exige que atendam a novos pedidos e evoluam para oferecer as soluções mais inovadoras aos seus clientes, reduzindo o risco operacional.

• Redução de custos. Converte custos fixos de instalações, sistemas e recursos humanos em custos variáveis, proporcionando maior flexibilidade financeira. Além disso, a terceirização reduz o nível de investimentos necessários, o que significa economia desde o início, ao mesmo tempo em que proporciona melhor controle de risco, uma vez que os custos são previsíveis durante a vigência do contrato.

Em suma, graças ao outsourcing, uma empresa, independentemente do seu tamanho, pode aprimorar sua capacidade de inovação e ter acesso às melhores práticas globais em gestão de processos, pois conta com o respaldo do conhecimento especializado do fornecedor.

Tendências de terceirização com a crise como pano de fundo.

Para além da maior relevância do outsourcing como solução para um cenário de crise, o contexto atual exige uma adaptação contínua das fórmulas de outsourcing, tendo as novas tecnologias e a digitalização como chaves fundamentais.

De seguida, destacamos as principais tendências no outsourcing:

Outsourcing2
A gestão da mudança adequada é a chave para seguir em frente

1. Terceirização ganha destaque em funções estratégicas.

A terceirização estava associada exclusivamente a atividades não essenciais. Atualmente existe uma tendência de terceirizar determinados serviços de alta importância estratégica para a operação da empresa. O objetivo é atingir a especialização em áreas específicas do próprio core business a partir dos limites fixados pelos órgãos sociais da empresa. Desta forma, o outsourcing presta serviços de apoio especializado no desenvolvimento de áreas focadas, por exemplo, na inovação, na atração de talentos ou na capacidade de acesso a novos mercados.

Da mesma forma, dentro das tendências atuais em outsourcing de serviços, destacam-se as áreas funcionais relacionadas com as TIC. Hoje, levando em consideração a aceleração das mudanças tecnológicas, poucas organizações possuem conhecimento e experiência suficientes para alinhar TI e negócios de forma ágil e bem-sucedida. O outsourcing tecnológico permite-lhes ter especialistas autênticos a um custo competitivo, sendo o outsourcing destes serviços um dos pilares fundamentais para a empresa realizar uma adequada transformação digital.

2. Cibersegurança (segurança de computadores) e robótica

Dentro dos avanços tecnológicos, é essencial hoje proteger os ativos mais valiosos das empresas, incluindo dados. Por isso, os serviços de terceirização em cibersegurança são contratados com gestão especializada que garante a segurança, minimiza riscos e protege a empresa das ameaças informáticas.

Da mesma forma, avanços importantes estão a ser feitos em soluções à medida e adaptadas às necessidades das empresas, com robótica, inteligência artificial e claro, tecnologia.

3. Sem medo de mudança

Se falamos sobre transformação digital e seus efeitos, a gestão da mudança adequada é a chave para seguir em frente. Nesta secção, os especialistas em outsourcing apoiam uma transição sem traumas, com o intuito de serem agentes de mudança para a obtenção de resultados diferentes e melhores, com uma visão fora dos “vícios corporativos” inerentes às empresas.

Da mesma forma, as empresas de outsourcing especializadas, têm ferramentas de produtividade e melhoria contínua destinadas a gerir a mudança de forma coordenada. Portanto, esta combinação de agentes dinamizadores organizacionais, ferramentas de análise e gestão e análise, é eficaz para ganhar flexibilidade, otimizar a estrutura corporativa e adaptar-se às mudanças.

Na Nortempo somos especialistas em outsourcing, e queremos ser o Teu companheiro de viagem.