OUTPLACEMENT: as chaves para um bom projeto e os seus benefícios

María Dorrego, consultora de RH do Grupo Clave
O que é Outplacement?
Outplacement é um termo utilizado no ambiente empresarial e em particular no campo dos RH, mas com o qual talvez nem todos estejam familiarizados. Como a sua tradução literal “outplacement” indica, quando falamos de outplacement estamos a falar de um Plano de Recolocação.
A recolocação externa é uma prática destinada às empresas que vão realizar um ou vários processos de desvinculação como os seus trabalhadores. Através deste projeto, a empresa oferece ao trabalhador um serviço centrado em conseguir a sua recolocação no mercado o mais rapidamente possível.
O projeto Outplacement consiste numa série de técnicas em que a empresa trabalha em conjunto com o trabalhador em três aspetos fundamentais:
– Melhorar a empregabilidade do seu perfil
– Definição de uma estratégia de procura de emprego
– Link para ofertas de emprego
No caso do processo de despedimento ser levado a cabo através de despedimento coletivo, o projeto de recolocação fora de serviço tornar-se-á uma obrigação legal para a empresa quando afetar mais de cinquenta trabalhadores.
Em ambos os casos, quando falamos de um ERE (que afeta mais de 50 trabalhadores ou menos), o Projeto Outplacement é desenvolvido seguindo as seguintes considerações legais:
Onde é regulado?
O Decreto Real 1483/2012, de 29 de outubro, que aprova o Regulamento sobre os procedimentos para o despedimento coletivo e a suspensão dos contratos e a redução do horário de trabalho, estabelece nos artigos 8º e 9º os critérios de execução e garantias no desenvolvimento do Plano de Recolocação.
Critérios e garantias de execução
– A empresa deve incluir o projeto de outplacement na documentação para o início do procedimento de despedimento coletivo. Especificamente no início do período de consulta, no qual deve apresentar um projeto inicial.
– Durante o período de consulta, o projeto pode ser especificado ou prolongado; contudo, no final do período de consulta, o projeto final deve ser apresentado.
– O projeto de outplacement apresentado deve ser levado a cabo através de empresas de outplacement autorizadas.
– Terá uma duração mínima de seis meses.
– Deve conter medidas de outplacement com especial ênfase nos adultos.
– Conterá medidas nas áreas de: intermediação, orientação profissional, formação profissional, e atenção personalizada.
As chaves para um projeto de outplacement

Comunicações prévias
O projeto gira principalmente em torno de dois eixos fundamentais: comunicação e acompanhamento personalizado, e o ponto de partida é a comunicação com a empresa com a qual, através de uma primeira sessão de consulta, reunimos todas as informações necessárias para descobrir os tipos de perfis com os quais vamos trabalhar.
Além disso, é necessário oferecer a possibilidade de aconselhamento jurídico ao cliente durante o período de consulta para proporcionar uma maior segurança jurídica.
Nesta primeira fase de comunicação, toda a informação sobre o projeto de recolocação externa deve ser fornecida à empresa para que possa ser transferida para os trabalhadores afetados pelo despedimento. Desta forma, damos aos trabalhadores a oportunidade de consultar qualquer aspeto do projeto antes de tomar a decisão de aderir.
É de vital importância que desde o início o trabalhador sinta o acompanhamento personalizado que o projeto de outplacement oferece. Não devemos esquecer que este é um momento delicado em que a pessoa sentirá um elevado nível de insegurança e incerteza.
Desenvolvimento do Projeto
Após uma fase de diagnóstico na qual analisamos os perfis que compõem o projeto de outplacement, desenvolvemos um plano de trabalho através de uma série de ações destinadas a:
– Adquirir uma atitude positiva em relação à procura de emprego.
– Definição de uma estratégia de pesquisa com base no perfil.
– Conhecer os métodos de procura de emprego adequados ao perfil.
– Desenvolver um CV mais atrativo.
Ligação com ofertas de emprego
Ao longo do desenvolvimento do projeto, o trabalhador terá o acompanhamento personalizado de um consultor que identificará as ofertas adequadas com base no seu perfil e interesses.
O valor para a empresa
Se a empresa não é legalmente obrigada a realizar um projeto de outplacement, porque deveria contratar este serviço?
Um processo de outplacement é um processo natural no ciclo de vida de uma empresa, mas é um momento delicado para a empresa e, claro, para o trabalhador.
O facto de a empresa oferecer aos seus trabalhadores a possibilidade de aderirem a um projeto de outplacement reflete um elevado nível de compromisso da empresa para com as suas equipas e a sua preocupação com as pessoas.
Além disso, no processo de negociação de um despedimento coletivo, a apresentação do projeto reduz o conflito e melhora a paz social.
Como resultado, internamente irá melhorar o clima de trabalho e externamente irá projetar uma imagem positiva para os clientes e trabalhadores presentes e futuros.
O valor para o trabalhador

O processo de saída da empresa pode ser uma situação traumática para muitos trabalhadores. É um tempo de incerteza, de sombras, em que sentimentos como a insegurança ou o mal-estar nos podem bloquear.
O projeto outplacement é a luz, uma oportunidade para o trabalhador acelerar o processo de recolocação no mercado de trabalho através de um processo de acompanhamento no qual ele ou ela será capaz de demolir os seus medos e sentir o acompanhamento de profissionais que estão orientados a “ligar” o trabalhador de volta ao mercado de trabalho e psicologicamente.
Cumprindo os requisitos legais que acabamos de mencionar, desde a Nortempo, passando pelo Grupo Clave, como empresa aprovada em Planos de Realocação, desenvolvemos projetos de outplacement adaptados aos requisitos do cliente e às necessidades do pessoal afetado. A nossa rede de escritórios localizados em todo o país permite-nos ligar mais rapidamente os trabalhadores às ofertas de emprego, aumentando exponencialmente as possibilidades de recolocação externa. Em 2019, a Nortempo participou como intermediário no recrutamento de mais de 20.000 pessoas.
Desta forma, temos a combinação perfeita (experiência em outplacement + conhecimento da rede empresarial + especialização em recrutamento) para desenvolver um projeto eficaz e garantido.