Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Otimiza as tuas redes sociais para procurar emprego

Redes1

Se estás em processo de candidaturas e/ou em processos de seleção, é altura de reveres as tuas redes sociais para que as mesmas transmitam uma correta visão de ti, enquanto profissional e, acima de tudo, que te ajude a abrir portas para o mercado de trabalho.

As redes sociais ocupam o 4º lugar como ferramenta utilizada na procura de emprego ativa, de acordo com o INJUVE e, através delas podes entrar em contato com as empresas diretamente.

Ter redes sociais poderá ser uma enorme vantagem, bem como poderá ser um handicap se não souberes usá-las. De acordo com um estudo do Infojobs, 50% dos recrutadores verificam o perfil do Instagram e 1 em cada 5 empresas reconhecem que descartam os candidatos após a revisão dos seus perfis, por várias razões, como incoerência entre o perfil profissional e as publicações, fotos inadequadas, desrespeito com outros utilizadores ou erros de ortografia. 

Aproveita o Verão para rever os teus perfis em profundidade, de forma a que eles mostrem o melhor de ti e reforcem a tua marca pessoal, aumentado a tua notoriedade no mercado de trabalho e, consequentemente, as tuas oportunidades. 

Torna-te um profissional 2.0

Graças às redes sociais, podes aumentar a tua visibilidade e mostrar-te como uma pessoa profissional. Assim, recomendamos que verifiques os teus perfis e conteúdos para remover aqueles que te possam comprometer. Se não quiseres abandonar o teu lado mais pessoal, poderás optar por diversificar e cuidar do teu perfil profissional em redes como o LinkedIn.

Se quiseres “vender” a tua marca pessoal, procura uma foto, cor, imagem ou logotipo que te identifique de uma forma reconhecível e trabalhe em um plano de conteúdo com objetivos mensuráveis e realistas, como procurar emprego ou aumentar a tua rede de networking. 

Faz contactos

Esta é realmente uma das chaves das redes sociais: fazer networking e aumentar a tua rede, porque as ligações pessoais são uma excelente ajuda para encontrar trabalho. É também uma boa ideia participar em debates ou grupos de discussão sobre os temas que te interessam. 

E um conselho fundamental: se estás à procura de uma mudança na tua vida profissional, di-lo sem rodeios, tanto no teu perfil como nas tuas publicações. Assim, será visível para os teus contatos e os encarregados dos processos de seleção. 

Segue os teus objetivos

Seguir e ser seguido é a essência dos social media e, se o teu perfil vai ser revisto pelos encarregados do processo de seleção, deves fazer o mesmo com os perfis da empresa à qual te candidatas. Identifica os teus principais porta-vozes, observa como se comunicam, os conteúdos que publicam e, nessa linha, cria e partilha conteúdo que lhes possa interessar. Além disso, seguir as redes sociais das empresas que te interessam permitirá que te mantenhas a par das vagas de emprego. 

Opta por redes sociais profissionais

Redes2 1

Embora existam muitas redes profissionais segmentadas por setores, a mais conhecida é o LinkedIn, que tem múltiplas possibilidades de encontrar emprego. 

Nele podemos desenvolver o nosso perfil profissional, fazer upload de CV’s e procurar / inscrever-nos em ofertas. Além disso, se não tivermos uma ocupação no momento atual, podemos identificar-nos com o já célebre círculo verde de Open to work

Mas há muito mais para além do LinkedIn e talvez estejas interessado em descobrir outras redes sociais de elevada orientação profissional, nas quais te poderás posicionar na procura de emprego, bem como estabelecer contactos de valor. Entre elas, destacamos:  

Xing: Pioneira entre as redes sociais profissionais, serve para gerir contatos e procurar oportunidades de trabalho, sendo das mais úteis, já que encontrarás um grande número de ofertas de qualquer tipo de setor.

Freenlancer: Orientada aos profissionais por conta própria, podes registar-te e oferecer os teu serviços mencionando a tua experiência e conhecimentos. Além disso, poderás entrar em contato com empresas cujas vagas de emprego estejam disponíveis.

Womenalia: É a primeira rede social no mundo focada no networking para mulheres profissionais, que conecta utilizadores com interesses similares, mais de 350 mil contando com rede de contatos, dicas e bolsas de trabalho.

Estás pronto para navegar nas redes e “embarcar” numa nova aventura profissional?