Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Os pontos chave da Segurança no Trabalho face à COVID-19

Infografia protocolo coronavirus_pt

A segurança face à Covid-19 começa em cada um de nós e também no trabalho. Tratando-se de um inimigo invisível a olho humano, este vírus faz-nos sentir mais vulneráveis no desenvolvimento das nossas tarefas diárias. Posto isto, as empresas vêm-se obrigadas a atualizar as suas normas de segurança e saúde no trabalho e a reformular a cultura organizacional, principalmente nos casos em que o teletrabalho não é uma possibilidade. Vejamos então as ações necessárias:

Protocolo de ação/Plano de contingência.

Todas as empresas devem criar um plano interno, estabelecendo e discriminando responsabilidades de controlo, medidas de atuação e o procedimento em caso de identificação de caso de COVID-19. O objetivo é colocar as pessoas em primeiro lugar, anulando ou minimizando os riscos para a saúde e salvaguardando a atividade.

Siga as medidas de higiene.

É essencial reforçar a limpeza em todas as áreas de trabalho, lavar as mãos com frequência, desinfetar os espaços de trabalho, não compartilhar objetos e, muito importante, manter distâncias de segurança de pelo menos dois metros entre o trabalhador e o cliente no caso do atendimento presencial.

Use corretamente os EPI´s.

Os trabalhadores devem ter à sua disposição em todos os locais de trabalho os equipamentos de proteção individual (EPI) adaptados ao seu posto de trabalho e funções que desempenha. Segundo as últimas recomendações, a máscara é necessária e as luvas também são altamente recomendadas, sobretudo se o trabalhador desempenha funções de atendimento ao público.

Teletrabalho e reuniões on-line são fundamentais.

Sendo exequível, as empresas devem facilitar fórmulas de trabalho flexível aos seus trabalhadores, optando pelo teletrabalho. Não sendo possível o recurso a esta prática, deve procurar-se minimizar o contacto social, evitando viagens desnecessárias e optando por videoconferências.

O coronavírus marcará certamente um antes e um depois no mundo laboral, tornando-se essencial o esforço e empenho de todos para o vencer, uma vez que #UnidosSeguiremosEmFrente