Os empregos e os perfis mais procurados no mercado de trabalho português

Estamos em setembro, e isso significa que o ano letivo está a começar. Quer já tenhas decidido o TEU futuro ou se ainda pensas em orientar a tua formação, este é um bom momento para descobrires quais são os empregos com maior rendimento profissional.
De acordo com o estudo publicado anualmente pela Infoccursos, portal gerido pela Direcção-Geral da Educação e Estatística da Ciência (DGEEC), com o apoio da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), cujos dados de recém-licenciados se inscreveram no nos centros de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais lidera o ranking das carreiras com menor taxa de desemprego, com apenas 0,1%. Esta formação confere competências profissionais em Análises Clínicas e Saúde Pública, bem como em Anatomia Patológica, Citologia e Tanatologia.
Segue-se a Enfermagem, na qual os alunos são preparados, a partir de conhecimentos abrangentes, para atuar no cuidado e atenção aos pacientes. Nele, vários cursos de licenciatura, sejam eles públicos ou privados, figuram também no ranking dos com melhor aproveitamento em Portugal, com taxas de desemprego entre 0,1% e 0,5%.
Algumas carreiras na Engenharia Informática situam-se também no topo do ranking dos cursos de formação com maior número de saídas no país português, com taxas de desemprego oscilando entre 0,2% e 0,4%. Profissionais preparados para o exercício da atividade de desenvolvimento e aplicação das TIC na área da Informática, que são acompanhados de perto por profissionais formados em Economia, Bioquímica e Engenharia Eletrotécnica, com 0,2% do total.
Medicina e Biologia Celular e Molecular também são duas opções de trabalho muito boas em termos de taxa de emprego. Se tens interesse numa formação na área da saúde com o objetivo de auxiliar no tratamento e recuperação de pacientes, ou para desenvolver a tua carreira profissional em pesquisa científica de qualidade, estás no bom caminho. A estes se somam outros cursos com baixa taxa de desemprego, como a Fisiologia Clínica, Ortóptica e Ciências da Visão, Ciências Forenses e Criminais, Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Farmácia, Telecomunicações e Engenharia de Computação, Gestão de Sistemas de Informação, Bioengenharia, Engenharia Civil, Farmácia Biomédica, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Aeroespacial, Ciência Quântica e Gestão.
Portanto, se és um daqueles que vai escolher com base mais nas oportunidades profissionais do que na vocação, recomendamos que tenhas em mente a classificação previamente detalhada no momento de tua escolha.
As profissões mais bem pagas em Portugal

Se, para além das oportunidades profissionais, a remuneração que vais receber tem um peso considerável na tua decisão, também terás interesse em saber quais são os empregos mais bem remunerados em Portugal neste momento. No topo da lista está o cargo de Diretor-geral do sector da saúde com vencimentos entre 120.000 e 150.000 euros brutos anuais, seguido no top10 das profissões mais bem remuneradas o de Chief information officer, que é responsável numa empresa pelos sistemas e as tecnologias de informação, com entre 95.000 e 120.000 euros brutos anuais.
A terceira, quarta e quinta posições são de Diretor do centro de serviços compartilhados, Gestor de e-commerce e especialista em cibersegurança. Nestes casos, o salário recebido varia entre 90.000 e 110.000 euros, 50.000 e 75.000 euros, e 45.000 e 60.000 euros, respetivamente.
Se estás a pensar numa profissão relacionada com a área das TIC, como é o caso do Consultor SAP (Sistemas, Aplicações, Produtos em Processamento de Dados), quem tem a responsabilidade de ajudar as empresas a configurar este tipo de sistemas, e os especialistas em big data são profissões remuneradas com mais de 50.000 euros por ano no primeiro caso e entre 35.000 e 50.000 euros no segundo, ocupando assim o sexto e o sétimo lugares do pódio. Este top10 é fechado por Engenheiros de software, profissionais de marketing digital e especialistas em aprendizagem automática, com ganhos anuais entre 35.000 e 45.000 euros.
Estas são apenas algumas das ocupações mais bem pagas, vagas profissionais que podem ser ajustadas às tuas preferências em função dos requisitos que prevalecem na procura de emprego, tudo para que possas continuar a mover o mundo no trabalho.