Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

“O sector de Recursos Humanos da Galiza encontra-se neste momento muito bem”

Ngela seoane_oficina 2

Ángela Seoane, area manager da Galiza na Nortempo

Ángela Seoane, a area manager da Galiza, considera que as empresas superaram com distinção os desafios impostos pela pandemia, aponta ainda as chaves para consolidar a recuperação, e destaca o papel da Nortempo como um aliado estratégico, com uma grande procura de serviços quer de formação, quer de seleção e outsourcing.

Como definiria o setor de Recursos Humanos na Galiza?

A Galiza é uma zona que está na vanguarda do ponto de vista económico e empresarial. Setores como o têxtil, o setor automóvel, ou o alimentar não são apenas referência a nível nacional, mas também internacional. Isso também é transferido para o ambiente de gestão de pessoas, uma vez que é difícil para uma empresa ter sucesso na atividade que desenvolve se não administrar corretamente o principal ativo de uma empresa, ou seja, as pessoas.

É precisamente esta cultura de vanguarda e inovação que levou à criação da Nortempo há 30 anos atrás, desde então, temos desempenhado um papel central na gestão e desenvolvimento de RH no Noroeste de Espanha. Até hoje podemos dizer que o setor de RH na Galiza encontra-se neste momento muito bem.

Quais são os principais desafios que surgem neste mercado?

A COVID-19 obrigou-nos a transformar-nos a todos em tempo recorde e, em pouco mais de um ano, palavras como digitalização, teletrabalho ou automatização de processos vieram para ficar e já fazem parte do nosso dia a dia. Este tem sido um dos grandes desafios que as empresas galegas têm enfrentado nos últimos tempos e creio que a Nortempo conseguiu ultrapassar eficazmente.

Além disso, um dos principais desafios é saber o real impacto da crise devido à pandemia, uma vez que os apoios como os empréstimos ERTES ou ICO foram retirados. O tecido empresarial galego é na sua maioria constituído por PME´s, e com um volume significativo de empresas em atividades como a restauração, turismo e retalho, ou seja, atividades económicas que estão a sofrer as consequências desta crise na primeira linha.

Quais são os setores de negócios estratégicos?

A Galiza é uma comunidade empresarial muito diversificada, na qual, por um lado, existem sectores muito consolidados nos quais somos uma referência mundial e nos quais existe também uma indústria auxiliar muito importante, como é o caso da indústria têxtil (com marcas que vestem milhões de pessoas) a indústria automóvel (com a principal fábrica automóvel da Península Ibérica), ou o sector alimentar (líderes europeus no fabrico de conservas e processamento de alimentos congelados). Além desses setores, indústrias como a madeireira, a naval, o turismo ou atividades muito vigorosas como o setor de IT e biotecnologia também são atividades fundamentais para a comunidade na qual também ganharam muito peso nos últimos anos.

Sintomas de melhora começam a manifestar-se em todos os níveis e parece que estamos a começar a superar a crise derivada a pandemia. Quais foram as chaves para alcançá-lo?

Temos vindo a constatar há vários meses consecutivos que há uma forte recuperação do mercado de trabalho, estando a zona da Galiza com um bom ritmo de crescimento, e digo isto com conhecimento de causa, porque a Nortempo tem DNA galego, com 10 escritórios na região e presença nas quatro províncias há mais de 27 anos. Isso, obviamente, permite-nos ter o pulso do mercado de trabalho em primeira mão.

As chaves para a superação da crise têm sido a não dependência setorial ou local, a presença em praticamente todas as atividades econômicas e, claro, a capacidade de adaptação, a capacidade de acompanhar os clientes e a capacidade da Nortempo de ser uma empresa resiliente.

A contratação também foi reativada. Quais são os perfis mais procurados para esta campanha “atípica” de verão?

O mercado de trabalho e a atividade económica galegos começam a dar sinais de normalidade e, aos poucos, a pandemia vai ficando para trás. A melhor época para empregos sempre foi o verão e também o é este ano, desde junho o aumento das contratações tem sido especialmente notável, impulsionado principalmente pelos setores de turismo e comércio.

Por províncias, Pontevedra é a que vai gerar mais oportunidades de emprego, seguida de A Coruña, Lugo e Ourense. Os perfis mais procurados neste verão são perfis de cozinheiros experientes, auxiliares de cozinha, empregados de mesa e empregados de balcão para o setor do comércio e/ou retalho.

Na Galiza os perfis associados ao sector do turismo alavancaram o emprego. Notaremos o efeito Xacobeo?

Sim, certamente notaremos o efeito Xacobeo, basta aguardar. É realmente uma oportunidade para a Galiza e devemos fazer de 2021 o nosso ano, o do Xacobeo. É uma grande oportunidade para a reativação econômica de que o setor de serviços tanto precisa depois de um 2020 muito complicado.

No caso dos clientes da Galiza, quais são os serviços que mais se destacam na Nortempo e quais são os mais solicitados?

Na Nortempo oferecemos soluções integrais aos nossos clientes, hoje podemos ajudá-los em qualquer aspeto relacionado com a gestão e desenvolvimento dos Recursos Humanos. Nos últimos meses, e desde a pandemia, temos notado uma retoma da atividade nas nossas linhas de formação e seleção, especialmente nas geridas através do Grupo Clave, o que nos leva a concluir que a necessidade de procurar novos talentos e desenvolver o talento interno é uma necessidade fundamental no tecido empresarial galego. Além disso, os serviços que visam melhorar a produtividade e a competitividade dos nossos clientes, como é o caso da atividade de outsourcing, também tiveram uma recuperação significativa.”

O que é para si o TALENTUM?

Para mim, o Talentum é o ponto de encontro entre empresas e candidatos, uma ferramenta que ocupa um lugar central no mercado de trabalho, e que é muito mais do que um portal de emprego, é um espaço onde pode ter um papel proactivo na procura de emprego, um local onde também pode formar-se, e em última análise, é também o espaço para criar relação com o emprego.

Como move o Mundo?

Na Nortempo, tenho o meu melhor aliado para mover o mundo. Estou na empresa há mais de 10 anos em diferentes cargos e funções, e em cada uma das responsabilidades que desempenhei, sinto que ajudou nesse propósito. Temos ajudado muitos candidatos a encontrar o seu primeiro emprego e outros a requalificarem-se no mercado de trabalho. Recrutamos mães/pais e também filhos, desenvolvemos as habilidades de muitos candidatos, treinando-os e formando-os. Por isso, sim, na Nortempo, todos os dias, tenho a oportunidade de mover o mundo.