O que os recrutadores procuram nas redes sociais
19 de Novembro de 2019
Tempo de leitura: 2 minutos
Os nossos perfis nas nossas redes sociais refletem muito a nossa personalidade e devemos ter atenção com o conteúdo que publicamos. Sabia que mais de 85% dos recrutadores consultam as redes sociais dos seus candidatos e analisam questões específicas de cada perfil antes de agendar as entrevistas? Logo, devemos cuidar a nossa presença 2.0 e, na Nortempo, indicamos de que forma pode destacar-se e como pode ficar a conhecer algumas das estratégias utilizadas pelos responsáveis dos processos de seleção.
- Defina bem os canais. Se está á procura de emprego deve recorrer às redes sociais e estabelecer uma estratégia porque os nos dias de hoje os recrutadores consultam cada vez mais estas plataformas. Uma ótima estratégia é criar um blog e um perfil 2.0. Deve ser muito coerênte e mostrar-se como um profissional ágil, um influencer que partilha conteúdo interessante, etc.
- Pratique SEO. Posicione-se nas redes sociais e capte a atenção dos recrutadores e empresas que procuram candidatos através de palavras-chave. Partilhe conteúdo com essas mesmas palavras-chave para que o seu conteúdo seja também partilhado por outros e assim irá ter mais visibilidade e mais contactos.
- O seu Instagram, o espelho da alma. Não se surpreenda! Os recrutadores também podem verificar o seu Instagram. Por trás de cada foto ou selfie, há uma mensagem que fala sobre si, sobre a sua personalidade, hobbies e a maneira como interage com as pessoas. Além disso, é uma plataforma com cada vez mais potencial para encontrar emprego.
- Verifique também o seu Facebook. As fotografias, artigos e comentários que publica são de grande interesse. Muito recrutadores também recorrem a esta plataforma para saber um pouco mais de si, sobretudo porque no seu perfil pode incluir informação como formação, experiência laboral, etc.
- E o seu Twitter? Se tem um perfil beligerante ou partilha informações relevantes, irá captar a atenção das empresas contudo, tenha atenção para não ser muito controverso e intransigente.
- E, claro, seja uma referência no LinkedIn. É a rede social profissional por excelência. Mantenha o seu currículo atualizado, compartilhe conteúdo de interesse, procure destacar-se como profissional e participe em grupos de interesse.
As redes socias tomam cada vez mais importância no âmbito profissional, por isso esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis.