O que não colocar no Currículo (CV): 5 Dicas

Há erros que te podem fazer perder a oportunidade tão desejada! Já sabemos que o CV é o teu passaporte de entrada para uma empresa e, de forma que o teu currículo seja ainda mais valorizado, a Nortempo reuniu algumas dicas do que não deves colocar.
Dica 1. Hobbies
Apesar de ser possível verificar em alguns exemplos de currículos que andam pela internet, na realidade, esta informação não é relevante para a empresa à qual te estás a candidatar. Coloca apenas, os hobbies, no caso de estarem relacionados com a vaga para a qual te candidatas.
Dica 2: Números de documento de identificação
Por vezes, menos é mais! Mesmo que tenhas um currículo carregado de diferentes experiências, no caso de estas não terem qualquer relação com a vaga para a qual te candidatas, deves excluí-las, isto para que não fique demasiada informação irrisória no teu currículo.
Dica 3: Números de documento de identificação
Apesar de ser uma prática bastante atualizada durante alguns anos, hoje em dia está ultrapassada. Não necessitas de colocar os teus números de identificação (CC ou BI) no currículo, uma vez que estes são apenas necessários no momento da contratação.
Dica 4: Informações falsas ou desatualizadas
Apesar de ser óbvio, é importante reforçar que a entidade patronal tem a capacidade de confirmar toda a informação que colocas no currículo, pelo que mentir irá apenas prejudicar-te. Do mesmo modo, colocares um curso que já não tem validade de aplicação, um contacto telefónico que já não utilizes ou uma morada antiga, também não é uma boa estratégia.
Dica 5: Demasiado longo e confuso
Nem sempre um currículo longo é uma boa técnica. Por vezes, demasiada informação não relevante, texto sem espaçamento e por justificar, ou uma fonte demasiado trabalhada, podem deixar a entidade empregadora confusa. Deves apostar num currículo direto e claro, apenas com informação pertinente.
Lembra-te de ressaltar as experiências e competências mais adequadas para a vaga à qual te candidatas, analisa e elimina todo o excesso de informação.
Última sugestão, aposta num email profissional, claro, simples e elegante. O teu email é a primeira impressão, convém que seja um e-mail sério e que demonstre profissionalismo. Boa sorte!