O Papel dos RH na Promoção da Sustentabilidade

De uma forma global, as pessoas estão cada vez mais preocupadas e atentas ao assunto Sustentabilidade, em particular as gerações mais jovens. Cabe às empresas adaptarem-se a este novo paradigma e terem em atenção as políticas adotadas promovendo práticas e medidas que visem a preocupação com a pegada ecológica.
Promover a sustentabilidade no departamento de Recursos Humanos é o grande desafio do momento. É necessário implementar uma cultura corporativa de sustentabilidade e alterar mentalidades, fazendo com que os colaboradores adotem medidas e práticas sustentáveis no seu dia-a-dia de trabalho, e até mesmo no seu quotidiano. Esta metodologia faz com que as ações se tornem práticas habituais.
Sobre este tema, surge o conceito Green Human Resources Management, que se refere ao uso de práticas de Gestão de Recursos Humanos que visam impulsionar o compromisso e adoção de práticas dos colaboradores com objetivos de crescimento sustentável, com maior eficiência e melhor desempenho ambiental.
Desta forma, o departamento de recursos humanos torna-se por si só mais estratégico, pois as práticas sustentáveis são auxiliadas pela inovação tecnológica e pela implementação de ferramentas digitais, contribuindo assim para uma gestão de RH mais ágil e competitiva.
Ainda a diversidade e inclusão estão na ordem do dia, as empresas que apostam nestas diretrizes estão a ter resultados bastante positivos, sobretudo porque a pluralidade dos seus colaboradores permite a partilha de ideias e opiniões distintas, e sabemos que esta diversidade de informação/conhecimento promove o crescimento e a cultura de uma empresa. Esta situação, aliada à sustentabilidade, traz enormes benefícios pois ideias inovadoras e diferentes perspetivas promovem a inovação, e inovação é sinónimo de crescimento.