Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

O Facility Manager, uma profissão chave em tempos de coronavírus

Facility 1 1

A maioria das empresas precisam de adaptar as suas estratégias e espaços aos novos tempos. É aqui que entra a ação do facility manager, sem margem para dúvida uma das profissões do momento. Trata-se de colaborador que é responsável por gerir e aplicar valor a todos os aspetos que levam as empresas a tornar-se mais eficientes e produtivas nos seus espaços de trabalho. Neste sentido a versatilidade e a capacidade de adaptação devem ser as suas principais características.

Um profissional polivalente

É complicado definir o que é um facility manager e quais são claramente as suas funções, uma vez que o fundamental no seu papel é a gestão do correto funcionamento de uma empresa e dos seus serviços gerais, desde a gestão integral, gestão de recursos e serviços, a organização até à manutenção e limpeza, segurança, etc..

Talvez possa parecer que estamos perante a profissionalização da função tradicional de “responsável de manutenção”, com a diferença de que um bom facility manager deve também implicar na gestão integral da organização, com o objetivo de otimizar ao máximo o investimento que a empresa faz nos seus serviços gerais.

Um especialista na comunicação interna

Facility2 2

Um bom facility manager deve contar com várias aptidões, uma delas é ser especialista em comunicação interna. Deve realizar uma escuta ativa e prestar atenção a todos os departamentos de modo a compreender as necessidades, implementar estratégias e solucionar os problemas da empresa.

As mudanças no local de trabalho podem gerar resistência, especialmente em momentos como os que vivemos atualmente, em direção a um novo normal. Este profissional deve ter excelentes habilidades de comunicação e capacidade de criar novas no local de trabalho e transformá-las em algo tangível para os funcionários afetados.

Gestor da mudança

Facility3 1

A empresa e o local de trabalho estão sujeitos a constantes mudanças e, com a retração da pandemia, as organizações estão a passar por uma situação sem precedentes tornando-se fundamental a demanda por soluções ágeis. A capacidade de introduzir novos protocolos é a chave do faciliy manager como profissional de referência.

Sem dúvida este profissional assume as mudanças de forma natural, aplicando soluções inovadoras, nesta altura especialmente voltadas para uma nova reestruturação do trabalho. Assim conseguirá garantir a segurança e a saúde no trabalho.

Cria valor

Um bom facility manager não vê a gestão das instalações e das atividades estratégicas do negócio como duas entidades distintas, mas procura continuamente criar valor e produtividade.

Assume também um papel unificador, reforçando a cultura da empresa, melhorando o comprometimento dos funcionários, aumentando a produtividade e desenvolvendo continuamente experiências que melhoram o desempenho em toda a estrutura.