Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

“O cliente deve sentir que se identifica com os seus problemas e dificuldades, conquistando desta forma a sua atenção”

Mavi Macías Nortempo

Mavi Macías, Diretora da Agência de Granada na Nortempo

Fazer com que uma empresa cliente se “apaixone”, é sem dúvida um dos grandes desafios. A nossa colega Mavi Macías considera que a chave é “tornar os problemas do cliente nos nossos problemas e partilhar os mesmos objetivos”, retê-lo sendo eficiente, competitivo e humano; e conversar com frequência para avaliar a sua satisfação.

A primeira pergunta é obrigatória “. Do seu ponto de vista, qual é a chave para fazer com que um cliente se “apaixone”?

Acredito que a chave para fazer com que um cliente se apaixone é ” tornar como meu” cada um dos problemas e objetivos da empresa. Não se trata apenas de vender, trata-se de conquistar clientes; fazer com que se sintam mimados, trabalhar apaixonadamente pelos seus interesses. O cliente deve sentir que se identifica com o problema dele. Que se sinta importante e, claro, que cumpra SEMPRE os seus compromissos.

O mais complicado, à partida, é atrair a atenção de novas empresas/clientes. Qual é a estratégia a seguir?

Trata-se de oferecer soluções que possam resolver as suas necessidades e as vantagens competitivas de trabalhar connosco. Claro, tem que ser muito constante e tentar criar empatia com ele. Uma vez captada a atenção do nosso cliente, temos que gerar interesse, oferecendo um benefício ou agregando valor. Dar a entender que conhecemos bem os seus produtos, os seus serviços, o seu setor. Precisamos de conhecer os nossos potenciais clientes para fornecer exatamente o que precisam e o que desejam.

“Uma vez captada a atenção do nosso cliente, temos que gerar interesse, oferecendo um benefício ou agregando valor. Dar a entender que conhecemos bem os seus produtos, os seus serviços, o seu setor. Precisamos de conhecer os nossos potenciais clientes para fornecer exatamente o que precisam e o que desejam”

O primeiro contato é fundamental, e o ‘cartão de visita’ de uma empresa deve ser atrativo. O que deve ser destacado no portfólio de serviços?

Gosto de destacar a disponibilidade e flexibilidade da nossa empresa. Procuro despertar o seu interesse e conquistar a sua confiança, interessando-me em saber mais sobre a empresa e as suas necessidades. Quais são os seus problemas, preocupações e mostro de forma sincera a minha disponibilidade total para poder resolver os seus problemas ao longo do ano.

Qual deve ser a chave da estratégia 360º para a experiência e fidelização do cliente?

“Acredito que a palavra-chave é VONTADE de querer fazer bem as coisas. O cliente deve sentir que se identifica com os seus problemas e dificuldades, conquistando desta forma a sua atenção”

Acredito que a palavra-chave é VONTADE de querer fazer bem as coisas. O cliente deve sentir que se identifica com os seus problemas e dificuldades, conquistando desta forma a sua atenção. Para isso, devemos dar a saber que temos tido o cuidado de pensar o que é melhor para ele e que estamos dispostos a oferecer as soluções nas condições mais vantajosas. Trata-se de construir relacionamentos de longo prazo.

Como constrói lealdade?

Tornando leal, logicamente com o tempo, mostrando ao cliente que tudo o que prometemos, cumprimos. É ajudá-lo, sendo eficiente, competitivo e humano. Devemos aconselhar, explicar e mostrar-lhe no dia a dia que estamos sempre presentes. Por isso é muito importante poder gerar esse sentimento de proximidade. Dessa forma, ganharemos a confiança deles e eles irão sentir que somos alguém com quem eles poderiam trabalhar. Dessa forma, o cliente estará mais do que disposto a continuar a trabalhar connosco e iremos estabelecer um relacionamento de longo prazo.

Qual é o caminho para a excelência na fidelização de clientes?

Normalize situações que os clientes possam gerar um problema e dar-lhes soluções o mais rápido possível. Afinal, essa tranquilidade é o que o cliente deseja. E é ele que gera a confiança de que estamos a falar. Cumprir o que prometeu ao cliente é o mínimo que deve fazer, no melhor timing possível.  Isso vai garantir que o cliente fique satisfeito, porém, não devemos ficar por aí, devemos fazer com que o cliente se impressione com o nosso serviço, para isso é necessário que se inclua sempre algo mais do que esperavam.

A digitalização, pode parecer uma barreira para a comunicação com os clientes. Como é melhorado e otimizado?

Esse é um processo que estamos a aprimorar dia-a-dia. Existem clientes que são resistentes à mudança digital. Cabe-nos a nós mostrar-lhes que é mais rápido e eficiente e que embora num primeiro momento pareça complicado, terá impacto na melhoria da qualidade do serviço. Depois que o procedimento é aprendido, a normalização é concluída. A Covid-19 acelerou todos esses processos.

Ter uma experiência satisfatória é fundamental. Como pode ser avaliado? É necessária uma visão 360º da experiência do cliente?

É claro que quanto mais conhecimento tivermos da empresa, maior e mais bem-sucedida será a nossa resposta. Ter uma visão 360º permite entender os nossos clientes, prever solicitações e poder personalizar a nossa experiência com eles. Também é importante avaliar o grau de satisfação do cliente. Saber se estamos a responder às suas expectativas e onde precisamos melhorar.

Novas tecnologias são essenciais para conversar em tempo real e obter dados internos de satisfação do cliente. Como essas ferramentas devem ser usadas?

Ao criar um fórum, a empresa disponibiliza um espaço na web onde os clientes podem aceder gratuitamente para colocar questões e sugestões sobre a empresa e os seus serviços. Também um chat online, para conversar em tempo real a partir do próprio site. Ou seja, a agilidade e comodidade das redes sociais para conectar-se com a marca a qualquer hora e em qualquer lugar. Sem esquecer os meios clássicos como o correio. Isso permite ao cliente transmitir os seus problemas de forma direta, privada e sem limitações técnicas.