Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Novo Cenário para as cadeias de fornecimento

Nuevo escenario para las cadenas de suministro

No início da presente crise sanitária, as famílias concentraram um elevado nível de compras de bens essenciais, porque para além dos fatores psicológicos, antecipava-se a ideia de que iriam existir graves problemas de fornecimento. Esta preocupação também se vive nas empresas.

QUANDO A FÁBRICA PAROU

A globalização da economia veio acompanhada da articulação cada vez mais completa da cadeia de fornecimento, com um número crescente de participantes nos diferentes níveis de produção, desde a fase de preparação de matérias-primas ou produtos semielaborados até à disposição de módulos para a montagem do produto final.

Isto provocou uma maior sensibilidade a um choque produtivo excecional como aquele que estamos a viver. Assim, quando a China, a fábrica do planeta, paralisou a atividade na província de Hubei (um dos seus pulmões produtivos), muitas empresas de tecnologia e automação temeram pela possibilidade de um efeito dominó em toda a cadeia de fornecimento.

NOVO CENÁRIO FUTURO

Ejecutivo NT scaled

Sem dúvida esta crise irá levar a mudanças na gestão, tanto a curto como a médio prazo, através de

  • Planos de melhoria do controlo da cadeia de fornecimento;
  • Novas simulações de stress por fatores macro.

Este novo cenário obrigará à reformulação dos sistemas de avaliação de riscos de toda a cadeia de fornecimentos, com o correspondente desenho de estratégias de solução em cada caso. A partir de agora as empresas terão de fazer um acompanhamento mais completo aos fornecedores dos seus próprios parceiros diretos.

RISCO GEOGRÁFICO

Mapa mundo

Depois desta crise também se valorizará de outra forma a concentração geográfica dos fornecedores em determinados países, como é o caso da China, assim como a ameaça que possa representar ter somente um fornecedor. Assim mesmo, muitos setores como a Saúde poderiam deslocalizar as suas fábricas para a Europa e Estados Unidos.

Este marco estratégico da cadeia de fornecimento não só está a ser provocado pelos efeitos da atual crise do Coronavírus, que sem dúvida o acelerou, como também pela crescente atenção a possíveis cenários de guerra comercial ou fatores ligados às mudanças climáticas.

EM RESUMO…

Os sistemas de fornecimento serão mais transparentes, ágeis e resistentes, com a flexibilidade produtiva em crescente. É também provável que o padrão geográfico das cadeias de fornecimento seja alterado com a procura de novos locais com menor risco, podendo representar uma oportunidade para Espanha e Portugal. QUE A SAIBAMOS APROVEITAR!