Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Pratique a liderança líquida na SUA empresa

Pexels anna shvets 5324960

A transformação digital e a evolução da pandemia trouxeram grandes mudanças nas organizações, afetando-as na sua forma de trabalhar, na sua própria estrutura e também na sua gestão.

O conceito de “liderança líquida” responde precisamente a esta necessidade de adaptação aos novos cenários e à nova estrutura horizontal das empresas.Mas porquê este nome? Ao falar de matéria, entende-se perfeitamente que a principal diferença entre os elementos sólidos e líquidos seja a sua resistência à mudança.

Transferindo este exemplo para um ambiente empresarial, eis que surge o conceito de “modernidade líquida”, de acordo com Zygmunt Bauman em 2002. O sociólogo polonês destaca que “surfamos nas ondas de uma sociedade líquida em constante mudança e cada vez mais imprevisível”, de modo que a realidade, aplicada aos modelos de liderança, afeta a necessidade da fórmula líquida.

Se ambiciona ser um “líder líquido”, deverá ter capacidade de adaptação e uma mentalidade focada em trabalhar em ambientes VUCA (voláteis, incertos, complexos e ambíguos). Também deverá ser alguém acessível a todos, para que inspire a sua equipa e para que seja possível atingir objetivos em comum, sempre com responsabilidade e capacidade de comunicação.
As habilidades necessárias na liderança líquida

liderança líquida

Os novos modelos de liderança líquida, associados a uma estrutura empresarial horizontal, em que importam todos os elos da empresa, devem assentar em competências básicas como:

  • Comunicação. É fundamental que exista comunicação, principalmente em ambientes mutáveis ​​e incertos como aqueles em que vivemos. Assim sendo, deve comunicar internamente de forma clara, eficaz e empática com todos os membros da sua equipa. Também o trabalho híbrido dificultou ainda mais a nossa vida neste aspeto, de forma que podemos contar com ferramentas que facilitam a comunicação e a coesão entre as pessoas.
  • Empatia. Coloque-se no lugar dos seus funcionários e dos seus clientes, para alcançar um clima de confiança. Desta forma reforçará o sentimento de pertença à sua equipa, retendo talento.
  • Proatividade. Mesmo que seja um líder moderno, lembre-se de que possui muitos poderes relacionados com o seu cargo, tais como propor novas ideias, antecipar, dirigir projetos e, apesar de saber delegar, autonomia nas decisões fundamentais para o negócio.
  • Responsabilidade. Relativamente ao ponto anterior, deverá ser responsável pelas suas ações, assumindo as consequências e encontrando um equilíbrio entre a faturação da sua empresa e o bem-estar de sua equipa.

Vantagens em apostar numa liderança líquida

Os novos modelos de liderança líquida necessitam ser desenvolvidos em estruturas de negócios menos rígidas e horizontais, onde a tomada de decisão é, muitas vezes, feita pelas equipas de trabalho e não “de cima para baixo”, tal como nas empresas mais tradicionais. Desta forma, obtém-se uma série de benefícios:

  • Mais comunicação entre os cargos de direção e os colaboradores, com uma estrutura mais democrática, que utilize ferramentas tecnológicas para reforçar estes fluxos de informação.
  • Facilidade na toma de decisões. As estruturas mais horizontais são mais flexíveis e adaptáveis, pelo que a maioria dos membros da equipa tem mais poder para tomar decisões de forma mais ágil.
  • Maior produtividade. Uma estrutura horizontal é baseada em profissionais competentes e com mais autonomia, o que se traduz numa maior rentabilidade e produtividade.

A liderança líquida e organizações horizontais são modelos inspiradores para empresas na era da transformação digital. Assim sendo, deverá levar em conta estes novos modelos de liderança, pois eles facilitarão a sua gestão em tempos de mudança como os que, atualmente, vivemos.