Pratique a liderança líquida na SUA empresa

A transformação digital e a evolução da pandemia trouxeram grandes mudanças nas organizações, afetando-as na sua forma de trabalhar, na sua própria estrutura e também na sua gestão.
O conceito de “liderança líquida” responde precisamente a esta necessidade de adaptação aos novos cenários e à nova estrutura horizontal das empresas.Mas porquê este nome? Ao falar de matéria, entende-se perfeitamente que a principal diferença entre os elementos sólidos e líquidos seja a sua resistência à mudança.
Transferindo este exemplo para um ambiente empresarial, eis que surge o conceito de “modernidade líquida”, de acordo com Zygmunt Bauman em 2002. O sociólogo polonês destaca que “surfamos nas ondas de uma sociedade líquida em constante mudança e cada vez mais imprevisível”, de modo que a realidade, aplicada aos modelos de liderança, afeta a necessidade da fórmula líquida.
Se ambiciona ser um “líder líquido”, deverá ter capacidade de adaptação e uma mentalidade focada em trabalhar em ambientes VUCA (voláteis, incertos, complexos e ambíguos). Também deverá ser alguém acessível a todos, para que inspire a sua equipa e para que seja possível atingir objetivos em comum, sempre com responsabilidade e capacidade de comunicação.
As habilidades necessárias na liderança líquida

Os novos modelos de liderança líquida, associados a uma estrutura empresarial horizontal, em que importam todos os elos da empresa, devem assentar em competências básicas como:
- Comunicação. É fundamental que exista comunicação, principalmente em ambientes mutáveis e incertos como aqueles em que vivemos. Assim sendo, deve comunicar internamente de forma clara, eficaz e empática com todos os membros da sua equipa. Também o trabalho híbrido dificultou ainda mais a nossa vida neste aspeto, de forma que podemos contar com ferramentas que facilitam a comunicação e a coesão entre as pessoas.
- Empatia. Coloque-se no lugar dos seus funcionários e dos seus clientes, para alcançar um clima de confiança. Desta forma reforçará o sentimento de pertença à sua equipa, retendo talento.
- Proatividade. Mesmo que seja um líder moderno, lembre-se de que possui muitos poderes relacionados com o seu cargo, tais como propor novas ideias, antecipar, dirigir projetos e, apesar de saber delegar, autonomia nas decisões fundamentais para o negócio.
- Responsabilidade. Relativamente ao ponto anterior, deverá ser responsável pelas suas ações, assumindo as consequências e encontrando um equilíbrio entre a faturação da sua empresa e o bem-estar de sua equipa.
Vantagens em apostar numa liderança líquida
Os novos modelos de liderança líquida necessitam ser desenvolvidos em estruturas de negócios menos rígidas e horizontais, onde a tomada de decisão é, muitas vezes, feita pelas equipas de trabalho e não “de cima para baixo”, tal como nas empresas mais tradicionais. Desta forma, obtém-se uma série de benefícios:
- Mais comunicação entre os cargos de direção e os colaboradores, com uma estrutura mais democrática, que utilize ferramentas tecnológicas para reforçar estes fluxos de informação.
- Facilidade na toma de decisões. As estruturas mais horizontais são mais flexíveis e adaptáveis, pelo que a maioria dos membros da equipa tem mais poder para tomar decisões de forma mais ágil.
- Maior produtividade. Uma estrutura horizontal é baseada em profissionais competentes e com mais autonomia, o que se traduz numa maior rentabilidade e produtividade.
A liderança líquida e organizações horizontais são modelos inspiradores para empresas na era da transformação digital. Assim sendo, deverá levar em conta estes novos modelos de liderança, pois eles facilitarão a sua gestão em tempos de mudança como os que, atualmente, vivemos.