A importância da integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
No atual ambiente empresarial dinâmico, as empresas começam a reconhecer o valor de apostar na diversidade e inclusão nas suas equipas. Na Nortempo (e no trabalho que desenvolvemos na Fundação Nortempo), estamos empenhados em conectar empresas a talentos excepcionais e acreditamos que uma força de trabalho diversa – com pessoas de diferentes contextos socioeconômicos, pessoas com deficiências / limitações – não é apenas o que deve ser feito, mas também algo que confere uma vantagem estratégica às empresas.
Adicionalmente, e com o fim do período de transição da Lei da Contratação de Pessoas com Deficiência, que colocou em prática um novo sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência (com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%) encarar a diversidade laboral em todos os seus espaços, torna-se cada vez mais imperativo.
Conheça 4 razões que espelham a importância de contratar e integrar pessoas com deficiência:
- Maior talento e inovação
Ao contratar ativamente pessoas com deficiência, as empresas têm acesso a um conjunto de profissionais incrivelmente talentosos. As pessoas com deficiência possuem competências, perspectivas e experiências únicas que podem contribuir para o sucesso da sua organização. Demonstram resiliência, adaptabilidade e capacidade de resolução de problemas aquando da superação de desafios na sua vida quotidiana. Ao reconhecer o seu potencial e ao concentrar-se nas suas capacidades e não na deficiência, as empresas terão acesso a um conjunto de talentos frequentemente subaproveitados, bem como irão levar novas perspectivas e ideias inovadoras para a sua organização.
- Promover uma cultura de inclusão
Criar um ambiente de trabalho inclusivo é crucial para atrair e reter os melhores talentos. Quando as empresas dão prioridade à contratação e integração de pessoas com deficiência, passam a mensagem forte (aos colaboradores e à comunidade em geral) de que valorizam a diversidade e acreditam na igualdade de oportunidades. Este compromisso com a inclusão promove uma cultura de empatia, colaboração e respeito mútuo entre os colaboradores – bem como reforça o trabalho em equipa, aumenta a moral dos colaboradores e melhora a satisfação geral com o trabalho.
- Melhorar relações com stakeholders
Num mercado cada vez mais diversificado, as empresas têm que satisfazer as necessidades e preferências de uma vasta gama de clientes. Ao empregar pessoas com deficiência, podem obter informações valiosas sobre as experiências e perspectivas deste importante grupo de consumidores. Estas perspectivas únicas podem ajudar a sua organização a desenvolver produtos, serviços e estratégias de marketing que se adaptem a públicos diversificados. Além disso, os clientes apreciam e são mais propensos a apoiar as empresas que demonstram um compromisso com a inclusão e a acessibilidade. A contratação de pessoas com deficiência não só enriquece as suas equipas, como também reforça as relações com os clientes e impulsiona o crescimento do negócio.
- Cumprir as obrigações legais
Em toda a Europa, foi promulgada legislação que visa proteger os direitos das pessoas com deficiências / limitações, bem como promover a igualdade de oportunidades laborais. Ao procurar ativamente contratar e integrar pessoas com deficiência, não só se cumpre os requisitos legais, como também se demonstra o empenho na defesa de práticas éticas e de responsabilidade social. este aspeto irá alinhar a sua organização com os valores europeus de igualdade, inclusão e não-discriminação.
Contratar e integrar pessoas com deficiência, é uma escolha transformadora que pode revolucionar o sucesso da sua organização. Ao promover uma cultura inclusiva, a sua empresa pode prosperar num panorama empresarial em constante evolução.
Juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo e próspero para todos.