Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

HR Trends para 2023

RH Magazine - Liliane Oliveira Ventura - Nortempo

Nos últimos dois anos observámos o universo dos Recursos Humanos (RH) abrir a porta ao mundo tecnológico através da digitalização dos seus processos. Na Nortempo acreditamos que, em 2023, se irá abrir uma porta muito mais importante: a das pessoas. 

Claramente a transformação digital veio para ficar! Só em Portugal, o nível de digitalização do setor RH superou os 80%*, pelo que pensamos que isso, de uma perspetiva estratégica, não podia ser mais vantajoso. Não falamos apenas de homeoffice ou de entrevistas de emprego digitais, mas falamos de Big Data, inteligência artificial, people analytics, automação de processos e de muitas outras ferramentas. Tudo isto possibilita um melhor desempenho às empresas, uma maior eficiência e uma maior competitividade no mercado. Contudo, tudo se resume a um aspeto: pessoas. É neste sentido que surgem os principais desafios para o sucesso da Gestão de Recursos Humanos: O recrutamento e a retenção de talento.

As empresas estão numa procura ativa pelos melhores profissionais, no entanto, tem se vindo a verificar que esta tarefa pode ser muito desafiante. Tendo em conta a real dificuldade em encontrar os melhores dos melhores, o digital assume um papel fundamental com a divulgação de oportunidades de emprego em plataformas digitais, entrevistas por videochamada e feiras de emprego virtuais. O digital tornou-se um facilitador incontrolável para a procura de talento e, para quem não está habituado a este novo paradigma, tem de se habituar, uma vez que estamos perante o futuro do recrutamento em Portugal e no mundo.

Para conseguir contornar o desafio de falta de compromisso e resiliência por parte dos trabalhadores, prevê-se que no próximo ano as empresas alterem a estratégia de Employee value proposition incluindo feedbacks, e ainda o employer branding e a relação entre empresa-colaborador. 

Tendo tudo isto em conta, a Nortempo acredita que as tendências de RH para 2023 estarão essencialmente relacionadas ao bem-estar físico e mental do trabalhador e nas relações humanas do ambiente corporativo associadas às ferramentas tecnológicas mais inovadoras. Este match irá permitir humanizar, personalizar e otimizar todos os processos de recrutamento e retenção de talento, ajudando as empresas a encontrar a pessoa certa para o lugar certo. 

Para concluir, acreditamos que 2023 será o ano em que a tecnologia caminhará lado a lado com o Homem, alcançando a conexão ideal entre processos, pessoas e resultados. Contudo, apenas as empresas que sabem equilibrar estes dois paradigmas terão a oportunidade de crescer de forma sustentável.   

Liliana Oliveira Ventura
Branch Manager Nortempo Aveiro

https://rhmagazine.pt/revistas/RHM143.pdf

RH Magazine #143 Nortempo Portugal 12/2022
RH Magazine #143 Nortempo Portugal 12/2022
RH Magazine #143 Nortempo Portugal 12/2022
RH Magazine #143 Nortempo Portugal 12/2022