Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Guia Interno de Recrutamento Online: O que é preciso para ser bem-sucedido?

Guia interno para recrutamento online

Candidatarmo-nos a um novo emprego, costumava ser sinónimo da atualização do CV, impressão de algumas cópias e esperar pelo melhor. Atualmente já não é bem assim! Cada vez mais empresas recorrem à Internet para encontrar os melhores talentos. Se estás à procura de um novo emprego, é importante que saibas como deves navegar no processo de recrutamento online!


Neste artigo, dar-te-emos um guia de iniciação ao recrutamento online. Dir-te-emos também o que esperar do processo, bem como partilharemos algumas dicas sobre como poderás tirar o máximo partido da tua procura de emprego. Assim, quer estejas apenas a começar ou pronto para levar a tua carreira profissional para o próximo nível, continua a ler o artigo para obteres dicas sobre como ter sucesso no recrutamento online.

Quando te estás a candidatar a um novo desafio, a forma mais fácil de o fazeres será através do recrutamento online. Não terás de passar pelo incómodo de imprimir o teu CV, encontrar um envelope e preparar o envio. Em vez disso, podes simplesmente enviar o teu CV e a tua carta de apresentação diretamente do teu computador,
precisando apenas de ter internet.

Contudo, existem alguns detalhes que precisas ter em mente quando te candidatas online. O primeiro passo é certificares-te de que personalizas o currículo e a carta de apresentação para cada emprego ao qual te candidatas.

Em seguida, lembra-te que a maioria dos recrutadores só aceita candidaturas através do seu website. Por isso, não envies o currículo diretamente para o endereço de correio eletrónico da empresa nem o publiques na tua página nas redes sociais. Só estarás a desperdiçar o teu tempo e o deles.

Ao seguires estas dicas, aumentarás as hipóteses de ser contratado através do recrutamento online.

Guia interno para recrutamento online nortempo
Guia interno de recrutamento online Nortempo


Agora que sabes um pouco mais sobre o que é o recrutamento online e como funciona, falemos sobre o que é preciso para seres bem-sucedido. Aqui estão algumas dicas:

  • Veste-te a rigor para a tua entrevista: Tal como farias para uma entrevista presencial, veste-te como se estivesses a encontrar-te pessoalmente com o teu entrevistador. Isto significa usar uma roupa limpa e profissional, sem recorrer a calças de ganga ou chinelos.
  • Prepara-te! Faz a tua pesquisa sobre a empresa e a posição para a qual estás a candidatar-te e prepara algumas perguntas para fazeres ao entrevistador.
  • Sê paciente: O recrutamento online pode ser um processo lento, por isso, é importante que sejas paciente. 

    A última dica e, provavelmente, a mais importante, é ser genuíno. Não tentes ser alguém que não és. Se não fores tu mesmo, o entrevistador irá perceber e isso prejudicará as tuas hipóteses de seres contratado. Sê apenas tu mesmo e deixa a tua personalidade brilhar! 

    Agora que estás pronto para te candidatar ao teu emprego de sonho, desejamos-te sorte no teu processo de recrutamento! Não te esqueças que tu moves o mundo!

    Conheça as ofertas de emprego mais populares.

Artigos Recomendados:
• A importância dos idiomas para A TUA empregabilidade
• Otimiza as tuas redes sociais para procurar emprego
• A importância das soft skills no mercado de trabalho