Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Gestão e liderança: “As pessoas são, sem dúvida, a peça mais importante de qualquer empresa”

Gestao e lideranca entrevista

Daniela Gonçalves, Branch Manager da Nortempo Maia, partilha a sua visão sobre os Recursos Humanos e a sua importância para a gestão e liderança de equipas.

Quais as principais mudanças que vês na consultoria de Recursos Humanos (RH) de agora, comparativamente a 10 anos atrás?

“Houve uma evolução bastante positiva no mundo digital o que originou uma melhoria significativa no mundo dos RH. Hoje em dia há uma maior facilidade de comunicação e divulgação de ofertas de trabalho, por exemplo. E, por sua vez, uma maior captação de base de dados.”

“Gerir uma equipa é dar ordens e esperar que a motivação surja sozinha”.  Há, ainda, uma confusão entre “mandar” e gerir uma equipa?

“A gestão de uma equipa passa por orientar a equipa e não “mandar” nas pessoas. É igualmente importante que se ajude a motivar a equipa diariamente.”

São percetíveis as diferenças entre uma equipa com boa gestão e com má gestão?

“Uma equipa com boa gestão, na prática, é mais produtiva e eficiente, mais motivada e orientada para o alcance de objetivos. Uma equipa com má gestão tem uma maior desmotivação e desorganização. Têm mais dificuldade em trabalhar em equipa e um pior relacionamento interpessoal.”

Apesar de ser um assunto do nosso quotidiano, muitas empresas não dão a importância que deveriam à gestão de equipas e liderança. Quais são as vantagens deste investimento para a empresa? Porque são os RH cruciais para as empresas?

“Porque as empresas são compostas por pessoas (colaboradores e clientes), logo um departamento de RH é fundamental para o alcance de objetivos de qualquer organização.

Na minha opinião, a gestão de equipas é a principal ferramenta de produtividade de qualquer empresa. Se uma equipa for bem gerida vai, sem dúvida, fazer com que os resultados sejam alcançados mais rapidamente e facilmente. A motivação, também, por consequência. Este investimento fomenta uma maior autonomia, gera facilidade em manter um ritmo produtivo e promove o bom relacionamento interpessoal.”

“Empresas preocupadas com o bem-estar dos seus funcionários são empresas mais bem-sucedidas”. O que achas desta afirmação? Qual seria a melhor maneira de aumentar o desempenho de uma equipa?

“Concordo plenamente com a afirmação. As pessoas são, sem dúvida, a ‘peça’ mais importante de qualquer empresa. Se as pessoas não estiverem satisfeitas ou realizadas, isso reflete-se nos resultados. A melhor forma de aumentar o desempenho é apostar na cultura do feedback, definir as metas de agência e estimular o espírito de equipa.”

Quais são os maiores desafios que encontras no que diz respeito à gestão de equipas?

“Ter a capacidade de ter auto motivação e motivar diariamente toda a equipa. 

Tomar decisões que agradem todos os membros da equipa (nem sempre há concordância, porém, é necessário saber lidar e gerir este ponto).”

Qual é a influência da falta de capacidade de liderança no bom funcionamento de uma equipa? De que maneira a consultoria de RH pode ajudar?

“A influência é enorme, uma vez que se uma equipa não se sentir acompanhada e dirigida, corre o risco de se sentir sem ‘rumo’ e, por sua vez, não obtém um bom funcionamento. A consultoria de RH promove uma maior autonomia aos seus colaboradores, facilita o sentido de pertença e ajuda a traçar e a alcançar os objetivos propostos anualmente (por exemplo).”

Quais são as empresas que devem investir em formação de liderança na chefia?

“As empresas mais antigas e as empresas em vias de desenvolvimento, pois as empresas mais modernas terão já adotado um modelo de liderança mais atualizado.”

Acreditas que os RH ainda são vistos como uma opção e não uma necessidade?

“Penso que não, pois cada vez mais as empresas priorizam as pessoas dentro da organização, tendo a noção de que os RH são um departamento vital para qualquer empresa.”