Gestão e liderança: “As pessoas são, sem dúvida, a peça mais importante de qualquer empresa”

Daniela Gonçalves, Branch Manager da Nortempo Maia, partilha a sua visão sobre os Recursos Humanos e a sua importância para a gestão e liderança de equipas.
Quais as principais mudanças que vês na consultoria de Recursos Humanos (RH) de agora, comparativamente a 10 anos atrás?
“Houve uma evolução bastante positiva no mundo digital o que originou uma melhoria significativa no mundo dos RH. Hoje em dia há uma maior facilidade de comunicação e divulgação de ofertas de trabalho, por exemplo. E, por sua vez, uma maior captação de base de dados.”
“Gerir uma equipa é dar ordens e esperar que a motivação surja sozinha”. Há, ainda, uma confusão entre “mandar” e gerir uma equipa?
“A gestão de uma equipa passa por orientar a equipa e não “mandar” nas pessoas. É igualmente importante que se ajude a motivar a equipa diariamente.”
São percetíveis as diferenças entre uma equipa com boa gestão e com má gestão?
“Uma equipa com boa gestão, na prática, é mais produtiva e eficiente, mais motivada e orientada para o alcance de objetivos. Uma equipa com má gestão tem uma maior desmotivação e desorganização. Têm mais dificuldade em trabalhar em equipa e um pior relacionamento interpessoal.”
Apesar de ser um assunto do nosso quotidiano, muitas empresas não dão a importância que deveriam à gestão de equipas e liderança. Quais são as vantagens deste investimento para a empresa? Porque são os RH cruciais para as empresas?
“Porque as empresas são compostas por pessoas (colaboradores e clientes), logo um departamento de RH é fundamental para o alcance de objetivos de qualquer organização.
Na minha opinião, a gestão de equipas é a principal ferramenta de produtividade de qualquer empresa. Se uma equipa for bem gerida vai, sem dúvida, fazer com que os resultados sejam alcançados mais rapidamente e facilmente. A motivação, também, por consequência. Este investimento fomenta uma maior autonomia, gera facilidade em manter um ritmo produtivo e promove o bom relacionamento interpessoal.”
“Empresas preocupadas com o bem-estar dos seus funcionários são empresas mais bem-sucedidas”. O que achas desta afirmação? Qual seria a melhor maneira de aumentar o desempenho de uma equipa?
“Concordo plenamente com a afirmação. As pessoas são, sem dúvida, a ‘peça’ mais importante de qualquer empresa. Se as pessoas não estiverem satisfeitas ou realizadas, isso reflete-se nos resultados. A melhor forma de aumentar o desempenho é apostar na cultura do feedback, definir as metas de agência e estimular o espírito de equipa.”
Quais são os maiores desafios que encontras no que diz respeito à gestão de equipas?
“Ter a capacidade de ter auto motivação e motivar diariamente toda a equipa.
Tomar decisões que agradem todos os membros da equipa (nem sempre há concordância, porém, é necessário saber lidar e gerir este ponto).”
Qual é a influência da falta de capacidade de liderança no bom funcionamento de uma equipa? De que maneira a consultoria de RH pode ajudar?
“A influência é enorme, uma vez que se uma equipa não se sentir acompanhada e dirigida, corre o risco de se sentir sem ‘rumo’ e, por sua vez, não obtém um bom funcionamento. A consultoria de RH promove uma maior autonomia aos seus colaboradores, facilita o sentido de pertença e ajuda a traçar e a alcançar os objetivos propostos anualmente (por exemplo).”
Quais são as empresas que devem investir em formação de liderança na chefia?
“As empresas mais antigas e as empresas em vias de desenvolvimento, pois as empresas mais modernas terão já adotado um modelo de liderança mais atualizado.”
Acreditas que os RH ainda são vistos como uma opção e não uma necessidade?
“Penso que não, pois cada vez mais as empresas priorizam as pessoas dentro da organização, tendo a noção de que os RH são um departamento vital para qualquer empresa.”