Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

#EVP. Como criar valor nos colaboradores

8

Os CEOs ou gestores têm de aprender a criar valor entre os seus trabalhadores para que a sua empresa se consiga diferenciar da concorrência.

Vejamos em que consiste a #EVP (Employee Value Proposition), como uma abordagem empresarial centrada nos trabalhadores, especialmente na era da COVID. Esta é uma questão obrigatória: qual é a contribuição dos empregadores em troca do talento que retêm na sua empresa? Um trabalhador traz aptidões, capacidades e experiência, mas os tempos em que o empregador simplesmente lhe pagava no fim do mês ficaram para trás. A mais valia será conseguir o compromisso desejado, tal como é feito com os clientes, pelo que devemos analisar todo o processo, centrando-nos em como melhorar o recrutamento de talentos e na sua retenção.

Em suma, oferecer uma boa experiência de trabalho, um ambiente confortável e, sobretudo, valorizar as pessoas, é a chave para um bom #EVP, que podemos construir seguindo vários pontos-chave:

Pt

Felicidade no trabalho. Pode parecer utópico, mas consegui-lo é possível, optando por fórmulas como a liderança líquida, em que todos se somam dentro da empresa, dando flexibilidade e autonomia aos trabalhadores para que possam desenvolver a sua carreira profissional, com empatia e, porque não, propondo-lhes desafios para estimular a produtividade.

Os novos modelos empresariais tendem a organizações horizontais, com líderes sem hierarquia, muito mais humanos e empáticos, que são apoiados pelas suas equipas e que não têm medo da gestão da mudança ou de trabalhar para projetos que quebram a rotina e estimulam a criatividade do grupo.

Felicidade profissional. Sem dúvida, esta é a chave para trabalhadores felizes: pertencer a uma empresa na qual a sua carreira profissional pode ser desenvolvida com possibilidades de crescimento e promoção. Além disso, a formação contínua dentro da empresa com cursos de especialização e sessões de formação é altamente valorizada. O facto de a empresa responder às necessidades do plano de carreira de um trabalhador é uma mais-valia dentro da Proposta de Valor, e um dos principais incentivos para reter talentos dentro da organização.

Um bom incentivo para os trabalhadores é oferecer planos personalizados, para que o trabalhador esteja consciente do seu caminho futuro na empresa, do seu crescimento e das suas expectativas a longo prazo. Ao mesmo tempo, os benefícios para a empresa são muito claros, no sentido de uma melhor relação com os seus trabalhadores e de uma capacidade de retenção muito maior.

Benefícios e compensações. A #EVP deve colocar o bem-estar dos seus trabalhadores em primeiro lugar, oferecendo-lhes condições vantajosas para as suas vidas pessoais, tais como seguros de saúde, diferentes tipos de proteção, poupanças e planos de reforma, ou check-ups médicos periódicos.

Do mesmo modo, a proposta de valor “clássica” sempre se baseou no salário no final do mês, mas esta circunstância mudou e cada vez mais empresas oferecem planos de incentivos para estimular a produtividade dos empregados, tanto a remuneração económica como a remuneração extra, comissões, cheques prenda ou presentes materiais, entre outras opções, ou incentivos “morais”, aqueles benefícios que um trabalhador recebe de forma não monetária, tais como horários flexíveis, mais férias ou reconhecimentos.

Cultura da empresa. A empresa deve também marcar e conseguir a identificação dos seus trabalhadores consigo e com os seus valores. Todos devem estar motivados e existem muitos métodos para o conseguir: incentivos, atividades paralelas ao horário de trabalho, para promover um sentido de grupo e também para encorajar a participação nos processos de tomada de decisão.

Em suma, é apropriado considerar a marca do empregador como uma estratégia para construir e manter a imagem positiva da empresa. Desta forma, será projetada no estrangeiro e a empresa será identificada com valores positivos que permitirão alcançar o objetivo final: ser uma referência para a sociedade e para os seus clientes.

Na Nortempo temos bem claro que nas organizações todos somamos e temos o nosso método de Responsabilidade 360º, no qual os trabalhadores ajudam a cumprir os objetivos da empresa, que são assumidos como seus, criando valor na sociedade e ajudando a mover o mundo.