Close Previous Next Previous Next Go up Go down Go up Go down Back to top Previous Go back Open menu Sound off Sound on Search Manager Calendar Date Comments Reading time Author Categories Tags Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube Phone Play Play Pause Languages Oficina virtual Tu perfil

Eu, robot. Bem vindos à revolução 4.0 no mundo do trabalho

Yo

Os robots e as máquinas inteligentes já cá estão e, embora pareça ficção científica, o mundo do trabalho está a mudar a passo largo e como tal devemos acostumar-nos a trabalhar juntos e em diferentes áreas ou sectores. Apesar de já estarmos imersos na revolução 4.0, a verdadeira mudança será quando alcançarmos a coexistência entre homens e máquinas, o que transformará o conceito de “trabalho tradicional”. Imaginas um robot como colega de trabalho? Vamos tentar descobrir os seus prós e contras.

  • Uma grande ajuda. Se a priori vês os robots como inimigos, deverás mudar essa ideia porque eles podem ajudar-nos em momentos de apuro, realizando tarefas mecânicas e armazenando dados quando necessário. Devemos ter em conta que eles podem funcionar como um “braço de execução” da empresa, mas sempre sob controlo humano.
  • Redução da sinistralidade. No que diz respeito à segurança e saúde no trabalho, os especialistas acreditam que graças à interação entre trabalhadores e máquinas é possível evitar muitos acidentes de trabalho porque serão programados em matéria de prevenção, contudo poderão trazer consigo riscos psicossociais devido à relação permanente com robots.
  • Melhorar a competitividade. É normal pensar que quando a tecnologia substitui o Homem há lugar para alterações laborais e mesmo o trabalho em si pode ficar obsoleto, contudo, também devemos pensar que o surgimento das máquinas pode ser um estímulo para aumentar a competitividade, criar novos negócios e gerar emprego associado ao seu desenvolvimento.
  • Precisam de ti. Se tens que trabalhar com um robot, o objetivo será que ele seja parecido contigo sendo que, graças à inteligência social, serão fornecidos certos parâmetros para que sejas capaz de entender se as tarefas estão a ser bem feitas e se o cliente está satisfeito. Assim, e graças à indispensável ação humana, será atingido um nível de relação maior com a máquina uma vez que esta será dotada de soft skills tais como competências comunicativas, criatividade, organização ou pensamento crítico.
  • Facilitar a interconexão. A Internet da Coisas é uma realidade e vivemos num mundo interconectado com múltiplas vantagens em inúmeros sectores, como a logística, transporte ou energia. Num mundo onde imperam os dados na rede, as empresas podem antecipar-se ao consumidor e às suas necessidades graças às vantagens da robótica e inteligência artificial que transmitem, em tempo real, todas as necessidades e conectam sistemas e serviços.